Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sobre a ocorrência de embolia gordurosa e de síndrome da angústia respiratória do adulto (SARA), podemos afirmar que:

A
a incidência está relacionada diretamente à fresagem do canal medular.
B
é agravada pela manipulação da fratura.
C
tem causas idiopáticas.
D
prefere-se estabilização precoce (controle dos danos) temporária ou a definitiva, se as condições clínicas permitirem.
E
o trombo gorduroso migra diretamente do osso para o vaso sanguíneo.
Homem, 27 anos, sofre queda de motocicleta com trauma em ombro E. Ao exame, apresenta dor, diminuição da abdução do braço E e sinal da tecla de piano. Qual o diagnóstico?
Na triagem de atendimento hospitalar em um serviço de Trauma, qual dos pacientes abaixo é prioritário, considerando que há recursos suficientes para o atendimento adequado de todos?
Um paciente, com 55 anos de idade, etilista crônico, procurou um pronto-atendimento com hematêmese e alteração do nível de consciência. Ao exame físico, observou-se indivíduo emagrecido, agitado, com pressão arterial de 80 x 50 mmHg, pálido, taquipneico, com moderada ascite. Após internação, os exames laboratoriais revelaram dosagem de albumina de 2,6 g/dL, bilirrubina de 3,5 mg/dL, INR (International Normalized Ratio) = 2,0 e sorologia positiva para vírus da hepatite C. As enzimas hepáticas encontravam-se elevadas e a razão entre AST/ALT duas vezes maior que o normal. A dosagem de GGT estava elevada. Qual a causa principal de descompensação clínica deste paciente?
Considerando que um paciente de 54 anos de idade esteja no quinto dia pós-operatório de uma gastrectomia com reconstrução do trânsito à Billroth II na qual foram utilizados fios monofilamentares inabsorvíveis e multifilamentares absorvíveis, julgue o item. Caso o paciente em questão apresente febre, infecção de ferida operatória, pneumonia ou infecção do trato urinário devem ser consideradas no diagnóstico diferencial nessa condição clínica.
Compartilhar