Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Sobre a prevenção de casos secundários de meningite meningocócica, assinale a alternativa CORRETA.

A
O paciente acometido deverá receber além de Penicilina G ou Ampicilina, Rifampicina por 48h, para erradicar a bactéria do orofaringe.
B
Os profissionais da saúde que examinaram o paciente ou tiveram contato em um mesmo ambiente deverão receber quimioprofilaxia com Rifampicina ou Ciprofloxacina.
C
Durante a internação do paciente, está indicado isolamento respiratório do tipo aerossol nas primeiras 24h de tratamento.
D
Os familiares do paciente deverão receber quimioprofilaxia com Rifampicina ou vacinação antimeningocócica, o mais brevemente possível.
Sobre as hérnias inguinais, é correto afirmar que:
Criança de 4 anos, há 3 dias com coriza e tosse, foi trazida à consulta por apresentar febre de 38,7°C, taquipneia e dor abdominal. Ao exame, observaram-se redução do murmúrio vesicular no terço inferior do pulmão esquerdo e saturação de hemoglobina de 90%. Diante deste quadro, assinale a assertiva correta.
O tumor cervical que apresenta a característica sintomatológica de doer quando o paciente coloca substâncias ácidas na boca sugere estarem associados dois elementos de um dos itens abaixo assinale-o:
Paciente jovem deu entrada na Emergência vítima de PAF (Projétil de Arma de Fogo), com orifício de entrada na região cervical anterior, na linha média do pescoço, ao nível da cartilagem cricoide e orifício de saída na região cervical posterior ao nível da C4. Encontra-se taquipneico, vasodilatado e hipotenso. Baseado neste cenário de trauma, assinale a assertiva correta:
Compartilhar