Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Obstetrícia

Neonatologia

Sobre a sífilis congênita, examine as assertivas abaixo: I- As gestantes que recebem tratamento para sífilis primária devem repetir o VDRL em 1, 3, 6, 12, 18 e 24 meses depois de terminado o tratamento, para confirmar a resposta terapêutica, ou até o teste torna-se não reagente. II- É considerado um caso de sífilis congênita todo recém-nascido (RN), cuja mãe teve sífilis não tratada ou inadequadamente tratada, independentemente da presença ou não de manifestações clínicas e/ou laboratoriais. III- O FTA-ABS IgG positivo diferencia a infecção neonatal da infecção materna, sendo imprescindível a realização desse exame em RN de mães tratadas de sífilis. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas II e III.
Em 1988 morre o famoso cartunista Henfil, contaminado pelo vírus da aids em transfusões sanguíneas necessárias ao controle da hemofilia. Somente após 13 anos, em 2001, foi aprovada a “Lei Betinho” que normatiza o controle do sangue em nosso país. Esta lei define, entre outras, a obrigatoriedade da triagem clínica de doadores. Uma vez coletado o sangue do doador, a etapa seguinte se fundamenta na triagem laboratorial com o objetivo de identificar doenças potencialmente transmissíveis. Das enfermidades avaliadas através destes testes de triagem, aquela que apresenta o maior período de janela imunológica é:
Com relação ao GIST, é CORRETO afirmar:
Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?
Qual dos seguintes NÃO é um critério para definição de febre de origem obscura (FOO)?
Compartilhar