Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre a Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), é incorreto afirmar que:

A
a sepse pode ser considerada o segundo nível da resposta inflamatória sistêmica.
B
critérios para SIRS incluem, entre outros: temperatura > 38°C; frequência cardíaca > 90 batimentos/min e leucócitos < 4.000 células/mm³.
C
a SIRS pode ser secundária à pancreatite, pneumonia aspirativa e grandes queimados.
D
pacientes com sepse grave apresentam níveis elevados de óxido nítrico, um potente vasoconstrictor.
Homem, 32 anos, em bom estado geral, apresenta obstrução da via biliar, para a qual é solicitada CPER. Quais bactérias devem ser profilaticamente cobertas e qual o antibiótico de escolha?
Homem, 68 anos, com insuficiência cardíaca compensada e DPOC, apresenta quadro abdominal agudo compatível com síndrome perfurativa. Na cirurgia, é encontrada peritonite fecal difusa secundária à diverticulite aguda de sigmoide. Em relação ao uso de antibióticos, são feitas as seguintes assertivas. I. É imprescindível a coleta de secreção peritonial para orientar a terapêutica medicamentosa. II. A flora a ser coberta pelos antibióticos é a aeróbia gram-negativa e anaeróbia. III. A utilização de aminoglicosídeos é a melhor opção terapêutica para cobrir a flora gram-negativa. Qual é a alternativa correta?
São fatores que inibem a cicatrização, exceto:
Paciente vítima de agressão com hematomas e escoriações no abdome. Qual dos seguintes achados indicaria a necessidade absoluta de laparotomia de emergência:
Compartilhar