Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre a Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), é incorreto afirmar que:

A
a sepse pode ser considerada o segundo nível da resposta inflamatória sistêmica.
B
critérios para SIRS incluem, entre outros: temperatura > 38°C; frequência cardíaca > 90 batimentos/min e leucócitos < 4.000 células/mm³.
C
a SIRS pode ser secundária à pancreatite, pneumonia aspirativa e grandes queimados.
D
pacientes com sepse grave apresentam níveis elevados de óxido nítrico, um potente vasoconstrictor.
A conduta imediata na queimadura química por álcali na região ocular é:
Na presença de uma distócia de ombro, o obstetra insere os dedos da mão vaginal atrás do ombro anterior do feto, tentando rodá-lo em direção ao tórax fetal. Esta manobra denomina-se:
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Síndrome pré-menstrual. (2) Miomas uterinos. (3) Endometriose. (4) Doença inflamatória pélvica. ( ) Classicamente, as pacientes apresentam dor pélvica, dor anexial e doa à mobilização do colo do útero. ( ) O sangramento uterino aumentado é a queixa mais comum. Menorragia ou hipermenorreia é o padrão típico do sangramento uterino. ( ) O sintoma mais comum é a dor pélvica, que na maioria das vezes, é cíclica; exacerba-se no período perimenstrual, podendo irradiar-se para os membros inferiores ou para a região lombar. ( ) É um distúrbio crônico que ocorre na fase lútea do ciclo menstrual e desaparece logo após o início da menstruação. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:
Paciente masculino, de 72 anos, relata história de dificuldade miccional progressiva. Refere episódios de retenção urinaria aguda no passado, resolvidos espontaneamente. Qual das afirmativas abaixo NÃO pode ser considerada correta para esse caso?
Compartilhar