Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Sobre a utilização da ecografia torácica no manejo das efusões pleurais parapneumônicas em pacientes pediátricos, podemos considerar como limitação(ões) intrínseca (s) do método diagnóstico:

A
a utilização em situações radiológicas de hemitórax opaco, visto que, na presença de grandes quantidades de líquido, perde a capacidade de discernimento entre líquido e parênquima pulmonar.
B
a impossibilidade de detecção de septos ou trabéculas, o que dificulta o estabelecimento de condutas cirúrgicas embasadas exclusivamente pelo método.
C
as dificuldades em detectar diferenças entre as densidades da fase exsudativa (fase I) e da fase de organização (fase III).
D
a utilização como ferramenta de orientação para procedimentos, visto que a presença de líquido no espaço pleural modifica significativamente a anatomia das estruturas torácicas.
E
a dificuldade em se realizar o procedimento, visto que, apesar de ser considerado não invasivo e não agregar radiação, exige a necessidade de anestesia geral em muitos pacientes pediátricos.
Em relação à fibrose cística, assinale a assertiva correta.
Em relação a pneumonias em crianças, assinale a assertiva correta:
Em relação às doenças transmissíveis, diversas precauções são necessárias para reduzir ou evitar sua transmissão. Diferentes níveis de precaução são aplicados para diferentes agravos. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
No processo de doação e captação de órgãos de doador falecido para transplante, um dos passos primordiais é o diagnóstico de morte encefálica. De acordo com a legislação vigente, assinale a alternativa correta.
Compartilhar