Sobre as características da doença pulmonar obstrutiva crônica, assinale a assertiva incorreta:
A
pacientes enfisematosos tendem a perder peso e massa muscular, o que é sinal de mau prognóstico.
B
as exacerbações geralmente ocorrem no inverno e são mais frequentes em portadores de bronquite crônica sintomática.
C
na doença avançada, a hipertensão pulmonar secundária leva à insuficiência cardíaca esquerda.
D
a evolução é insidiosa e progressiva.
E
sinais de cor pulmonale incluem hiperfonese da segunda bulha pulmonar, distensão da veia jugular, congestão hepática e edema nos tornozelos.
Outras questões
Paciente de 45 anos de idade, hipertenso, diabético, é admitido no pronto socorro em PCR (parada cardio-respiratória). Familiares relatam que o mesmo apresentou perda da consciência durante o transporte ao hospital; antes do evento, queixava-se de intensa dor precordial em opressão. Foi constatado PCR em FV (fibrilação ventricular) e iniciada RCP (reanimação cardio-pulmonar) na unidade de emergência. Após ter sido aplicado o choque inicial sem sucesso e considerada a possibilidade de administração de um fármaco para essa condição, o que se recomenda?
O sinal da dupla bolha é característico de:
Um lactente de 8 meses de idade, com suspeita de fibrose cística, pode apresentar os seguintes dados abaixo, EXCETO:
Adolescente, 16 anos, procedente de Corumbá-MS, com história de 3 (três) meses com febre, emagrecimento de 10 kg no período, dor abdominal e sangramento gengival. Apresenta-se hipocorada +2/+4, Traube ocupado, fígado 3 cm do RCD. Exames laboratoriais revelam anemia normocrômica e normocítica, leucopenia e plaquetonia, inversão albumina/globulina. Conduta diagnóstica: