Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre as crises convulsivas é incorreto afirmar:

A
Sempre está indicado o exame de líquor na suspeita de infecção do Sistema nervoso central, hemorragia subaracnóide, e doença desmielinizante
B
O eletroencefalograma é normal em 40% dos casos de epilepsia
C
Hiponatremia, hipóxia, infecção e hipoglicemia são causas de convulsões
D
O tratamento de primeira escolha para as crises tônico-clônicas generalizadas é o hidantal
E
Deve-se ficar atento às vias aéreas, fornecer oxigênio e em caso de apnéia realizar ventilação por pressão positiva nos casos de convulsão
Para a classificação de pneumonia em ambulatório de pediatria, segundo a Organização Mundial da Saúde, devem ser considerados(as):
Gestante na 25ª semana de gravidez faz sua primeira consulta no pré-natal e, nos exames de rotina, o VDRL se mostra positivo (1:32). O médico prescreve o tratamento, mas, duas semanas depois, a paciente é internada em trabalho de parto, com feto morto, pesando 850 g. Em relação ao óbito fetal, o procedimento correto é:
Nos corpos estranhos do trato digestivo alto, é correto afirmar:
Um  homem de  60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação,  com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos. Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue o item. De acordo com a ASA (American Society of Anesthesiologists), esse paciente é classificado, quanto ao estado físico, como ASA I, pois a doença sistêmica que apresenta é leve e está compensada.
Compartilhar