Sobre as doenças da medula adrenal todas são verdadeiras, EXCETO:
A
feocromocitomas são tumores adrenais secretores de catecolaminas.
B
feocromocitomas em 10% são bilaterais, extra-adrenais, familiares, malignos e em 10% ocorrem em crianças.
C
o efeito máximo do bloqueio alfa-adrenérgico é alcançado com o uso do nitroprussiato de sódio.
D
feocromocitoma está associado com a MEN (neoplasia endócrina múltipla) tipo II.
E
o feocromocitoma maligno é mais comum nas mulheres (3M: 1H).
Outras questões
Paciente de 64 anos, portadora de DM2 há 6 anos, hipertensa em uso de captopril 50 mg (1 comprimido ao dia) e metformina 850 mg (3 comprimidos ao dia), deu entrada na Emergência com quadro de febre, lombalgia e diurese diminuída. Submetida a exames: creatina 1,6 mg/dl, ureia - 85 mg/dl, depuração de creatina - 30 ml/min, EAS - nitrito positivo, piúria maciça, leucocitose - 18000 com 10 bastões e 75 segmentados, glicemia - 230 mg/dl. A melhor conduta é:
O nódulo solitário de pulmão (NSP) é uma opacidade arredondada com até 3 cm de diâmetro, envolta por parênquima pulmonar normal. A causa mais comum de NSP benigno é:
Sobre as doenças orificiais PODEMOS AFIRMAR que:
Paciente do sexo masculino, 55 anos, proveniente do interior do Amazonas, procura o ambulatório médico com queixa de "olhos amarelos". Apresenta história de icterícia progressiva com evolução de cerca de 2 meses, associada a mal estar geral, fraqueza e prurido. Refere ter perdido 18 kg no período, já que tinha muitos vômitos e apresentava plenitude pós-prandial quando ingeria sólidos. Queixa, ainda, dor no dorso de moderada intensidade. Ao exame físico apresentava-se ictérico ++++/4, emagrecido, desidratado, com abdome plano, flácido, com massa palpável indolor em HD. Referente ao diagnóstico do caso acima, assinale a alternativa correta: