Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Sobre as doenças orificiais PODEMOS AFIRMAR que:

A
As hemorróidas externas grau III, frequentemente tem como sintoma principal a trombose e o sangramento.
B
Nas hemorroidectomias fechadas podemos apenas fazer a ressecção das hemorróidas internas pelo risco de fazer estenose de canal anal.
C
Uma fistula anal é uma úlcera linear da metade inferior do canal anal, em geral localizada na comissura posterior na linha média.
D
As hemorróidas internas geralmente estão associadas à plicoma sentinela externamente e uma papila anal alargada, internamente.
E
As fissuras que estão longe da linha média anterior ou posterior devem levantar a hipótese de doenças associadas, especialmente, Doença de Crohn, hidradenite supurativa e doenças sexualmente transmissíveis.
Criança do sexo masculino, de 1 ano e 2 meses de idade, deu entrada no pronto atendimento com história de evacuações escurecidas e de odor forte há 4 horas. A mãe dele negou dor, vômitos, febre, alterações cutâneas ou vacinação recente. Ela relatou ainda que a criança já havia apresentado 2 episódios de evacuações com grande quantidade de sangue, nos quais necessitou até de transfusão sanguínea. Qual é o diagnóstico?
Paciente na Unidade de Terapia Intensiva apresenta nível 5 na escala de sedação de Ramsay. Em qual estado ele se encontra?
Paciente de 80 anos, 80 kg, tabagista 40 anos/maço, vem ao ambulatório de cirurgia vascular com exame ultrassonográfico de abdome mostrando aneurisma de aorta abdominal infra-renal, fusiforme, de 7 cm de diâmetro. Tem histórico de gastrectomia aos 40 anos de idade. Submetido à avaliação pré-operatória, que mostrou: Cardiologia: BRNF S/S, PA 140 x 90, ECG: Sinusal, ECOCARDIO: FE 70%. Cintilografia miocárdica: Captação homogênea em VD e VE no repouso e no teste com dipiridamol. Pneumologia: RX tórax: trama vascular pulmonar preservada. Área cardíaca normal. Espirometria: Distúrbio obstrutivo leve. Laboratoriais: HCT 45%. HB: 14,5 g/dl. Anestesiologia: Malampati I. Quanto ao caso, a melhor opção seria o:
Com relação a abdome agudo, como apendicite aguda e divertículo de Meckel, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Uma mulher com o teste hormonal de gravidez negativo pode apresentar gravidez ectópica; ( ) A presença de apendicólitos (coprolitos), líquido e massa periapendicular são achados sugestivos de apendicite aos exames de ultrassom ou de tomografia; ( ) 60% dos tumores carcinoides ocorrem no apêndice e 0,03% das apendicectomias revelam a presença acidental de carcinoide; ( ) Se o tumor for maior que 2 cm ou envolver a base do apêndice, a hemicolectomia D é necessária; ( ) Divertículo de Meckel é resquício do conduto onfalomesentérico e pode conter mucosa gástrica ectópica. É encontrado em 2% da população, 2 feet (60 cm) acima da válvula ileocecal. Pode inflamar em 2% dos pacientes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Compartilhar