Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hematologia

Sobre as doenças que acometem o esôfago podemos afirmar que:

A
os GIST (tumores do estroma gastrintestinais) do esôfago são mais comuns no esôfago cervical.
B
os divertículos epifrênicos estão localizados no terço proximal do esôfago e à direita.
C
o divertículo de Zenker é o mais comum divertículo esofágico e está relacionado com hipertonia cricofaríngea.
D
as membranas esofágicas inferiores (anel de Schatzki) predispõem a esofagite e ao refluxo gastresofágico.
E
as membranas esofágicas superiores (síndrome de Plummer-Vinson) se desenvolvem em pacientes com deficiência crônica de vitamina B12.
Os pacientes abaixo serão submetidos a tratamento cirúrgico odontológico com risco de desenvolvimento de bacteremia: I. Menino de 5 anos de idade que foi submetido à ventriculosseptoplastia com retalho de pericárdio bovino há 4 meses. II. Menina de 10 anos de idade portadora de dupla lesão aórtica reumática leve. III. Menina de 5 anos de idade que foi submetida à ventriculosseptoplastia com retalho de percárdio bovino há 1 ano com uma pequena comunicação interventricular residual ao lado do retalho de pericárdio bovino. IV. Menina de 15 anos de idade portadora de prolapso do folheto posterior da válvula mitral com insuficiência mitral moderada. V. Menino de 2 anos de idade que foi submetido à cirurgia de Blalock-Taussig (shunt entre as artérias subclávia direita e pulmonar direita) há 8 meses devido a quadro clínico de Tetralogia de Fallot de má anatomia. Devem receber profilaxia para endocardite bacteriana os pacientes:
Exemplo de síndrome nefrítica relacionada patogenicamente à presença de anticorpos dirigidos contra a membrana basal glomerular estaria representada pela:
Um homem de 39 anos, diabético tipo I há 12 anos, apresenta náuseas e vômitos de alimentos não digeridos, que evolui há 5 meses, associados com emagrecimento de 4 Kg no período. O exame físico revela PA: 130 X 80 mmHg em decúbito e 110 X 60 em ortostanismo. O coração está em ritmo regular de 2 tempos, sem sopros, a ausculta pulmonar não evidencia anormalidades de monta senão discreta distensão epigástrica. A conduta prioritária neste caso seria:
Toda criança nascida em território nacional tem o direito ao Teste de Triagem Neonatal (Teste so Pezinho). O momento para a coleta não deve ser inferior a 48 horas de amamentação e superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê o diagnóstico das seguintes doenças:
Compartilhar