Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Dermatologia

Otorrinolaringologia

Sobre as doenças respiratórias na gravidez e no puerpério: I- As doenças alérgicas são as afecções mais frequentes na gravidez. II- A incidência de sinusite bacteriana é maior que na paciente não grávida. III- O tratamento da asma em geral segue as mesmas medidas e medicações das não grávidas. IV- Não há contraindicação para uso do leite materno nas pacientes com tuberculose.

A
Apenas I, III e IV estão corretas.
B
Apenas III e IV estão corretas.
C
Apenas II, II e III estão corretas.
D
Todas estão erradas.
E
Todas estão corretas.
Em um escolar com rinite persistente leve, podemos concluir que ele apresenta
Paciente com quadro de bexiga neurogênica após trauma raquimedular apresenta esvaziamento vesical incompleto. Qual das técnicas de drenagem vesical tem menor taxa de infecção urinária?
Um lactente de 2 semanas de vida apresenta secreção ocular amarelada no olho esquerdo. A mãe recebeu cuidados pré-natais precocemente, o bebê nasceu de parto normal e teve alta com 48 horas de vida. Durante os primeiros dias de vida, a mãe observou lacrimejamento aumentado do lado esquerdo, que agora apresenta a secreção amarelada. A criança apresenta reflexo vermelho bilateral, as pupilas são isocóricas e reativas à luz, e não há congestão da esclera. Ela apresenta secreção ocular mucoide à esquerda. A conduta indicada, nesse caso, é:
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. Os exercícios resistidos são contraindicados para crianças, logo, na academia ao ar livre, devem-se afixar placas solicitando que elas não utilizem os aparelhos.
Compartilhar