Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Dermatologia

Otorrinolaringologia

Sobre as doenças respiratórias na gravidez e no puerpério: I- As doenças alérgicas são as afecções mais frequentes na gravidez. II- A incidência de sinusite bacteriana é maior que na paciente não grávida. III- O tratamento da asma em geral segue as mesmas medidas e medicações das não grávidas. IV- Não há contraindicação para uso do leite materno nas pacientes com tuberculose.

A
Apenas I, III e IV estão corretas.
B
Apenas III e IV estão corretas.
C
Apenas II, II e III estão corretas.
D
Todas estão erradas.
E
Todas estão corretas.
Mulher, 23 anos, com queixa de náusea e vômito 12 horas após ingestão de carne bovina enlatada. Na avaliação, ela refere diplopia e você percebe disartria, rouquidão e midríase. No período de observação na emergência surgem ptose e fraqueza nos membros superiores. Marque o correto sobre o caso em questão.
Mulher jovem é admitida na UTI 96 horas após herniorrafia inguinal. Apresenta desconforto respiratório e hipotensão arterial, precedidos por rash difuso maculopapular e eritroderma palmoplantar. Nega morbidades ou uso prévio de medicações. Qual o diagnóstico mais provável?
Paciente, sexo feminino, 65 anos de idade, com queixa de perda de peso de 10kg em 3 meses e dor epigástrica após alimentação. Tem história de ter sido operada de úlcera há 20 anos. A endoscopia mostra estômago operado a BII e uma lesão ulcerada tipo Bormann II de 2 cm no colo gástrico com Helicobacter pylori positivo. A melhor conduta é:
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação? Dez dias após o acidente, o paciente encontra-se com anemia grave e com descompensação cardíaca. O médico assistente decide corrigir a anemia. Qual ou quais os componentes sanguíneos são indicados?
Compartilhar