Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Dermatologia

Otorrinolaringologia

Sobre as doenças respiratórias na gravidez e no puerpério: I- As doenças alérgicas são as afecções mais frequentes na gravidez. II- A incidência de sinusite bacteriana é maior que na paciente não grávida. III- O tratamento da asma em geral segue as mesmas medidas e medicações das não grávidas. IV- Não há contraindicação para uso do leite materno nas pacientes com tuberculose.

A
Apenas I, III e IV estão corretas.
B
Apenas III e IV estão corretas.
C
Apenas II, II e III estão corretas.
D
Todas estão erradas.
E
Todas estão corretas.
Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:
A histologia da adenomiose revela:
Em relação à avaliação Global da Pessoa Idosa - que direciona a atenção para os idosos com problemas complexos e forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida, considere as afirmações abaixo: I- As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvo de sérias complicações relacionadas à gripe (pneumonia primária viral pelo vírus da influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca e óbito). Com isso, recomenda- se uma dose anual da vacina contra influenza no outono. II- A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução das funções cognitivas. III- No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas ocorre em mais de 50% dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. É um dos transtornos psiquiátricos mais comuns entre as pessoas idosas e sua presença necessita ser avaliada. Quais estão corretas?
Frente a um paciente queimado, qual a sequência mais adequada de conduta?
Compartilhar