Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Sobre as doenças respiratórias que ocorrem com sibilância, assinale a alternativa correta:

A
A aspiração de corpo estranho, principalmente de matéria orgânica (alimentos), ocorre predominantemente na faixa etária de 8 a 12 anos.
B
Na fibrose cística, as lesões pulmonares já estão presentes desde o nascimento da criança.
C
A alergia ao leite de vaca é mais frequente nos 2 primeiros anos de vida; o teste de provocação oral é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico.
D
A bronquiolite ocorre principalmente nas crianças maiores de 1 ano de idade; sua etiologia é predominantemente bacteriana.
Na síndrome urêmica, por aumento da produção de citocinas (TFN-a, interleucina-6) e diminuição de interleucina-10, ocorre:
Dentre as síndromes falciformes, a hemoglobinopatia SC tem um comportamento clínico mais brando do que a hemoglobinopatia SS. Duas situações clínicas são mais frequentes na hemoglobinopatia SC:
Paciente do sexo feminino, 32 anos, do lar, procura atendimento com história de tosse seca, dispneia e chiado há 10 anos, desencadeado por mofo, poeira, fumaça e mudança climática, dentre outros. Nega asma na infância e também tabagismo. Nos últimos 30 dias, refere sintomas diários, sintomas noturnos uma vez na semana, uso diário de B-2 agonista inalatório de curta ação. Traz espirometria, que mostra distúrbio ventilatório obstrutivo leve com variação significativa de fluxo após uso de broncodilatador. O exame físico no momento da consulta é normal. O tratamento medicamentoso de manutenção para essa paciente deve ser:
Na visão analítica, o sofrimento mental que pode ser prevenido na vida adulta do concepto por meio do planejamento familiar, de cuidados afetivos à gestante, de assistência afetiva ao parto, ao puerpério e à relação mãe-bebê nas primeiras semanas de vida, refere-se à:
Compartilhar