Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Sobre as doenças respiratórias que ocorrem com sibilância, assinale a alternativa correta:

A
A aspiração de corpo estranho, principalmente de matéria orgânica (alimentos), ocorre predominantemente na faixa etária de 8 a 12 anos.
B
Na fibrose cística, as lesões pulmonares já estão presentes desde o nascimento da criança.
C
A alergia ao leite de vaca é mais frequente nos 2 primeiros anos de vida; o teste de provocação oral é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico.
D
A bronquiolite ocorre principalmente nas crianças maiores de 1 ano de idade; sua etiologia é predominantemente bacteriana.
A equipe de saúde da família em que você atua recebe para avaliação um senhor (45 anos), membro de uma família de sua área de atuação, que se refere ter chegado há uma semana do município de João Dourado, na Bahia. Ele está bastante apreensivo, pois ouviu falar na imprensa sobre o risco de estar trazendo sarampo para a sua família. Em relação a essa situação, pode-se afirmar que:
Lactente de 10 meses de idade, sexo feminino, iniciou quadro de edema simétrico das mãos e pés. Ao exame estava irritado e apresentava palidez cutaneomucosa. Responsável informa que este quadro é o primeiro. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Nao é complicação de punção da arteria subclavia direita:
Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar