Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Sobre as doenças respiratórias que ocorrem com sibilância, assinale a alternativa correta:

A
A aspiração de corpo estranho, principalmente de matéria orgânica (alimentos), ocorre predominantemente na faixa etária de 8 a 12 anos.
B
Na fibrose cística, as lesões pulmonares já estão presentes desde o nascimento da criança.
C
A alergia ao leite de vaca é mais frequente nos 2 primeiros anos de vida; o teste de provocação oral é considerado o padrão-ouro para o diagnóstico.
D
A bronquiolite ocorre principalmente nas crianças maiores de 1 ano de idade; sua etiologia é predominantemente bacteriana.
Quais são os critérios de Child-Turcotte modificados por Pugh para prognosticar a cirrose hepática?
Menina de 12 anos foi trazida à consulta por queixas de prurido no couro cabeludo, quadro iniciado há 30 dias e que está aumentando de intensidade. Ao exame físico, apresentava lesões papulosas, eritematosas e erosadas na região cervical, além de corpos ovoides, esbranquiçados e bem aderidos aos fios de cabelo. Com base neste quadro clínico, assinale a assertiva incorreta.
A bronquiolite é uma doença predominante viral, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) o responsável por mais de 50% dos casos. Sabendo que algumas crianças podem evoluir de forma grave, pode-se afirmar que os fatores de risco de gravidade são:
Em relação aos aneurismas arteriais, é INCORRETO afirmar que:
Compartilhar