Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Sobre as fraturas de membro inferior em crianças assinale a afirmativa INCORRETA:

A
A mais comum é a do fêmur e está relacionada significativamente à colisão de automóveis.
B
As fraturas da tíbia são as mais frequentes e causadas, na maioria das vezes, por quedas pouco importantes.
C
A localização da fratura, sua gravidade e a idade da criança influenciam no tratamento.
D
Muitas dessas fraturas acontecem em crianças ainda aprendendo a andar ou são fraturas de baixa energia e sem deslocamento.
E
Colisões de automóveis e lesões de alta energia são mais comuns em crianças mais maduras, resultando em fraturas da tíbia e da fíbula.
Mulher de 75 anos realizou tomografia de vias urinárias para investigar nefrolitíase e identificou um nódulo na glândula suprarrenal, à direita de 3 cm, de aspecto homogêneo e circunscrito. Nega história patológica pregressa além do cálculo renal eliminado há um mês. Na avaliação com o endocrinologista não foi detectado ser funcionante. Qual a conduta?
Uma mulher de 76 anos iniciou nitrofurantoína há 1 dia para tratamento de infecção urinária sintomática. De manhã, a filha teve dificuldade para acordá-la e procurou o pronto-socorro. A paciente está rebaixada, letárgica, sem déficits neurológicos focais, P: 112 bpm, rítmico, PA: 86 × 50 mmHg, T: 37,9 ºC, FR: 24 mr/min, com saturação de oxigênio = 88% em ar ambiente. A conduta inicial mais adequada será:
Mulher de 62 anos, nuligesta, diabética, hipertensa e obesa, com menopausa aos 56 anos, queixa-se de sangramento vaginal há cerca de 2 meses, associado a desconforto pélvico leve. Última citologia oncótica há 8 meses, sem alterações. Nega tratamento hormonal na menopausa. Qual fator de risco não está associado com o quadro acima?
Sobre o suporte a vida em pediatria analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I - Há necessidade imediata de monitorização eletrocardiográfica em qualquer situação de parada cardíaca. II- Em torno de 20% das paradas cardíacas exigirão desfibrilação inicialmente com 2 joules/kg. III- A utilização de pás de adultos para eletroterapia está indicada acima de 10 kg de peso.
Compartilhar