Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre as glomerulonefrites na infância, é CORRETO afirmar:

A
A maioria é uma agudização de uma glomerulonefrite de evolução crônica, não identificada anteriormente.
B
São caracterizadas pelo aparecimento de edema, oligúria, hipertensão arterial, hematúria com cilindros hemáticos e, algumas vezes, graus variados de insuficiência renal.
C
A glomerulonfrite difusa aguda pós-estreptocócica é mais frequente abaixo de 2 anos de idade.
D
A glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, geralmente é uma doença auto-limitada e a maioria das manifestações clínicas desaparece entre 4 a 6 semanas a partir do seu início.
Paciente masculino, 20 anos, mão direita dominante, sofreu corte com vidro em região palmar do punho direito, há cerca de 2 horas. Ao exame, apresenta lesão de tendões flexores do terceiro e quarto dedos e do nervo mediano. Qual a melhor conduta?
Em relação ao câncer de bexiga, são apresentadas as seguintes assertivas: I. O tipo histológico mais comum de câncer de bexiga é adenocarcinoma. II. O melhor método diagnóstico para esta neoplasia é a RM de pelve. III. Tabagismo é fator de risco importante para indivíduos de ambos os sexos.
No manejo do traumatismo craniano grave em pediatria a craniectomia descompressiva deve ser considerada para o tratamento de pacientes com inchaço difuso e hipertensão intracraniana (HIC) refratária ao tratamento clínico. A cirurgia pode ser considerada na situação de:
Paciente de 26 anos de idade é admitido na unidade de terapia intensiva em pós-operatório de excisão transesfenoidal de tumor de hipófise. Evolui no pós-operatório imediato com polidipsia e poliúria. Neste momento a glicemia capilar foi de 152 mg/dl. Levando em consideração a hipótese diagnóstica principal, o tratamento seria:
Compartilhar