Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre as glomerulonefrites na infância, é CORRETO afirmar:

A
A maioria é uma agudização de uma glomerulonefrite de evolução crônica, não identificada anteriormente.
B
São caracterizadas pelo aparecimento de edema, oligúria, hipertensão arterial, hematúria com cilindros hemáticos e, algumas vezes, graus variados de insuficiência renal.
C
A glomerulonfrite difusa aguda pós-estreptocócica é mais frequente abaixo de 2 anos de idade.
D
A glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica, geralmente é uma doença auto-limitada e a maioria das manifestações clínicas desaparece entre 4 a 6 semanas a partir do seu início.
As manobras ou testes de Barlow e Ortolani são importantes para o diagnóstico da Displasia de Desenvolvimento do Quadril (DDQ). Qual das afirmativas abaixo sobre essas manobras ou testes é a correta?
A estratégia cirúrgica prevista para torção testicular de até 4 horas de evolução é distorcer e:
Oito dias após um quadro viral com poucos sintomas respiratórios, pré-escolar de quatro anos apresentou dores abdominais muito intensas seguidas de vômitos persistentes, algumas vezes biliosos. Duas semanas após esse quadro, seu pediatra palpou uma massa em mesogástrio, pouco móvel, com aproximadamente 8 cm de diâmetro. O exame indicado e o provável diagnóstico são, respectivamente:
Escolar de sete anos, sexo masculino, com asma grave sem acompanhamento regular, é levado ao ambulatório por apresentar claudicação intermitente observada há aproximadamente um mês. Refere dor na região coxofemoral com irradiação em direção à patela. Exame físico: afebril; limitação da mobilização do membro inferior direito, principalmente da abdução coxofemoral sem sinais de flogose. Radiografia de quadril: osteosclerose da cabeça do fêmur e achatamento da epífise. Este quadro é compatível com:
Compartilhar