Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Reumatologia

Sobre as hemorragias digestivas baixas (HDB), assinale o item ERRADO.

A
A doença diverticular é a causa mais comum de HDB, ocorrendo em 3 a 5% dos pacientes com esta patologia. Sua causa é a ruptura de ramos intramurais do divertículo.
B
A angiodisplasia ou malformação arteriovenosa acomete o cólon direito em mais de 50% dos casos, sendo responsável por até 20% das causas de HDB.
C
Os tumores do cólon esquerdo costumam apresentar quadro de sangramento mais frequentes que os tumores do cólon direito.
D
Deve-se realizar a investigação com endoscopia baixa em pacientes portadores de doença hemorroidária com um quadro de sangramento volumoso.
E
Causas incomuns de HDB incluem patologias vasculares como poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener e isquêmicas como colite isquêmica e isquemia mesentérica aguda.
É causa de perfuração gastrintestinal, em pacientes com AIDS, excluindo-se a apendicite aguda.
As mordeduras podem complicar-se com infecções graves, consequentes à grande variedade e alta concentração de bactérias na boca. O antimicrobiano de primeira escolha para a maioria das mordeduras é:
Homem, 35 anos, foi vítima de trauma abdominal fechado, por desaceleração brusca em acidente automobilístico. A equipe de resgate informou que o paciente estava com cinto de segurança de 2 pontas, colocado de forma incorreta. Foi observada equimose linear transversa na parede abdominal. Á palpação abdominal observou-se descompressão dolorosa mais acentuada na parte central do abdome. Á ausculta havia diminuição da peristalse. A víscera mais provavelmente lesada é:
A causa mais comum de hipoparatireoidismo é:
Compartilhar