Sobre as hemorragias digestivas baixas (HDB), assinale o item ERRADO.
A
A doença diverticular é a causa mais comum de HDB, ocorrendo em 3 a 5% dos pacientes com esta patologia. Sua causa é a ruptura de ramos intramurais do divertículo.
B
A angiodisplasia ou malformação arteriovenosa acomete o cólon direito em mais de 50% dos casos, sendo responsável por até 20% das causas de HDB.
C
Os tumores do cólon esquerdo costumam apresentar quadro de sangramento mais frequentes que os tumores do cólon direito.
D
Deve-se realizar a investigação com endoscopia baixa em pacientes portadores de doença hemorroidária com um quadro de sangramento volumoso.
E
Causas incomuns de HDB incluem patologias vasculares como poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener e isquêmicas como colite isquêmica e isquemia mesentérica aguda.
Outras questões
Qual das cardiopatias congênitas abaixo é acianótica?
S.T.B., 76 anos, gênero masculino, músico, apresenta quadro de retenção urinária. Foi diagnosticado hiperplasia prostática benigna e indicada realização de Ressecção Transuretral (RTU) da próstata. Durante o procedimento foi utilizada, para irrigação, água destilada. No pós-operatório imediato, o paciente apresentou confusão mental e crise convulsiva. Em relação a esse caso, assinale a alternativa ERRADA:
Sobre a conjuntiva do globo ocular, analise as afirmativas abaixo: I - Constitui um tecido liso, flexível e avascularizado, que tem como função principal servir de barreira contra agressões exógenas, inclusive micro-organismos; II - É uma membrana mucosa que reveste o globo ocular em sua superfície anterior e as pálpebras, superior e inferior, nas suas superfícies posteriores; III - é um reservatório da secreção lacrimal e permite movimentação do globo ocular sem que o atrito entre em sua superfície lisa e a córnea cause dano para a mesma; IV - Nas conjuntivites virais, o infiltrado celular é tipicamente de polimorfonucleares neutrófilos. Está CORRETO o que se afirma em:
As tumorações abdominais na infância apresentam as mais variadas etiologias, geralmente são doenças benignas, como hidronefrose, rim multicístico, hepatoesplenomegalia infecciosa, bezoar, malformação intestinal ou cistos. Os tumores malignos nessa faixa etária são raros, mas a elucidação diagnóstica precoce é imprescindível para garantir possibilidades de cura para o paciente. A estratégia para o diagnóstico do tumor abdominal inclui história clínica, exame físico, exames laboratoriais e de imagem. Entre as crianças de 0 a 2 anos, o tumor maligno abdominal retroperitoneal mais frequente é: