Sobre as hemorragias digestivas baixas (HDB), assinale o item ERRADO.
A
A doença diverticular é a causa mais comum de HDB, ocorrendo em 3 a 5% dos pacientes com esta patologia. Sua causa é a ruptura de ramos intramurais do divertículo.
B
A angiodisplasia ou malformação arteriovenosa acomete o cólon direito em mais de 50% dos casos, sendo responsável por até 20% das causas de HDB.
C
Os tumores do cólon esquerdo costumam apresentar quadro de sangramento mais frequentes que os tumores do cólon direito.
D
Deve-se realizar a investigação com endoscopia baixa em pacientes portadores de doença hemorroidária com um quadro de sangramento volumoso.
E
Causas incomuns de HDB incluem patologias vasculares como poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener e isquêmicas como colite isquêmica e isquemia mesentérica aguda.
Outras questões
Sobre parafimose no lactente, assinale a assertiva incorreta.
Em relação aos divertículos do esôfago podemos afirmar que: I- O divertículo de Zenker pode ser tratado por cirurgia ou via endoscópica; II- Os divertículos de esôfago médio são os mais comuns e estão associados à acalasia esofágica; III- Os divertículos epifrênicos são de pulsão ou falsos e frequentemente associados à disfunção motora do esôfago
Qual dos seguintes achados na história e exame físico da criança portadora de constipação intestinal NÃO é sugestivo de doença de Hirschsprung?
Pac. sexo masculino. 26 anos, iniciou quadro de dor epigástrica e retroesternal, seguidos de vômitos com raios de sangue com evolução de 12h. Refere ingestão abusiva de álcool na noite anterior. Nega episódios semelhantes anteriormente e se apresenta hemodinamicamente estável. Qual a hipóstese diagnóstica?