Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Reumatologia

Sobre as hemorragias digestivas baixas (HDB), assinale o item ERRADO.

A
A doença diverticular é a causa mais comum de HDB, ocorrendo em 3 a 5% dos pacientes com esta patologia. Sua causa é a ruptura de ramos intramurais do divertículo.
B
A angiodisplasia ou malformação arteriovenosa acomete o cólon direito em mais de 50% dos casos, sendo responsável por até 20% das causas de HDB.
C
Os tumores do cólon esquerdo costumam apresentar quadro de sangramento mais frequentes que os tumores do cólon direito.
D
Deve-se realizar a investigação com endoscopia baixa em pacientes portadores de doença hemorroidária com um quadro de sangramento volumoso.
E
Causas incomuns de HDB incluem patologias vasculares como poliarterite nodosa, granulomatose de Wegener e isquêmicas como colite isquêmica e isquemia mesentérica aguda.
Mulher, 55 anos de idade, G0, assintomática, comparece à consulta em unidade básica de saúde. Informa durante consulta não ter antecedentes pessoais ou familiares de câncer. Ao exame clínico detalhado, não se detecta anormalidades. Neste caso a estratégia mais efetiva para se reduzir a mortalidade pelo câncer de mama é:
Sobre a abordagem das infecções perinatais, assinale a alternativa correta.
A fisiopatologia da litíase urinária é multifatorial. Obesidade e distúrbios metabólicos têm correlação importante na formação de cálculos urinários. Assim,
Os tumores benignos do fígado são frequentemente assintomáticos. O tumor que apresenta MAIOR INCIDÊNCIA de sintomas é:
Compartilhar