Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:

A
É mais frequente no sexo feminino.
B
Afeta principalmente o lado direito.
C
Não tem correlação com prematuridade.
D
Assim como nos adultos, o tipo mais frequente é a hérnia inguinal direta.
E
A simples presença do conduto peritoniovaginal é razão suficiente para explicar o desenvolvimento da hérnia.
Numa investigação de contatos domiciliares de paciente adulto com tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva, o visitador anotou as seguintes observações: Paciente nº 1: criança com 7 anos de idade, não vacinada com BCG, assintomática; Paciente nº 2: criança com 5 anos de idade, vacinada com BCG, assintomática; Paciente nº 3: criança com 3 anos de idade, não vacinada com BCG, apresentando tosse há 1 semana. Após a visita, os pacientes nº 1 e 3 foram convocados para realização do teste tuberculínico, resultando em teste não reator para o paciente nº 1 e reator para o paciente nº 3. Esse último paciente foi então submetido à radiografia de tórax, que resultou normal. Diante desses resultados recomenda-se como medida profilática para os 3 pacientes, respectivamente:
Considerando as afecções dermatológicas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 1. Impetigo. 2. Erisipela. 3. Ectima. Coluna 2 ( ) Ulceração rasa (exulceração) coberta por crosta melicérica, com margem endurecida, elevada e violácea; a base da úlcera é granulosa. ( ) Inicialmente se apresenta com vesículas e pústulas, e, com a evolução do quadro, surgem as crostas melicéricas. ( ) Placa edematosa, endurada, elevada e dolorosa, com bordas bem definidas, eritematosa e brilhante; acomete principalmente membros inferiores e face. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nos ferimentos abdominais por arma branca, são condutas consideradas corretas, já na sala de emergência: I. Como é frequente haver epíplon ou mesmo alças exteriorizadas pelo ferimento, essas devem ser reduzidas para dentro da cavidade, e o ferimento suturado para evitar sangramentos. II. A arma branca, que eventualmente chega ao pronto-socorro, ainda introduzida no ferimento, deve ser prontamente removida, pois a mobilização para RX e centro cirúrgico pode produzir ampliação das lesões. III. Caso haja dúvida sobre a penetração em cavidade de um ferimento por arma branca, esse deve ser explorado sob técnica asséptica e anestesia local na sala de emergência e, se houver penetração em cavidade, deve-se encaminhar para laparotomia. Quais estão corretas?
A icterícia fisiológica do recém-nascido (RN) é bastante prevalente e pode-se afirmar, acerca desta manifestação clínica, que, no RN de termo:
Compartilhar