Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:

A
É mais frequente no sexo feminino.
B
Afeta principalmente o lado direito.
C
Não tem correlação com prematuridade.
D
Assim como nos adultos, o tipo mais frequente é a hérnia inguinal direta.
E
A simples presença do conduto peritoniovaginal é razão suficiente para explicar o desenvolvimento da hérnia.
Para a prevenção de hemorragia digestiva alta, em pacientes graves internados com impossibilidade de alimentação oral ou enteral, considerando custo-benefício, a melhor alternativa é:
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Caso a paciente tenha dor crônica no hipocôndrio direito com suspeita de colelitíase, o exame mais indicado é a ecografia.
Uma mulher de 28 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica, relatando que há um mês vem apresentando fadiga e fraqueza. Seu exame clínico estava nos limites normais. Nos exames laboratoriais realizados destacaram-se: cálcio sérico ionizado de 8,2 mg/dL (valores de referência: entre 4,6 mg/dL e 5,0 mg/dL); paratormônio = 96 pg/mL (valores de referência: entre 11 pg/mL e 54 pg/mL) e albumina sérica normal. Com base nesses dados, julgue o item a seguir. A hiperplasia (de duas ou mais) glândulas paratireoides é a causa mais frequente dessa doença.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido à importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dl, ureia plasmática = 110 mg/dl, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. As evidências clínicas permitem fazer o diagnóstico de pericardite com sinais de tamponamento cardíaco.
Compartilhar