Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Reumatologia

Sobre as manifestações extra-articulares da Artrite Reumatoide (AR), marque o correto:

A
Pacientes com fator reumatoide positivo apresentam nódulos reumatoides em até 30%.
B
A vasculite reumatoide renal é comum e se correlaciona com formas soronegativas.
C
A hipertensão pulmonar grave é a manifestação pulmonar mais comum.
D
A Síndrome de Felty é comum nos estágios iniciais e consiste em esplenomegalia e leucocitose com neutrofilia.
E
Raramente ocorre neuropatia periférica, sendo o acometimento neurológico preferencialmente no sistema nervoso central.
Considere as afirmativas a seguir. I. Os sintomas mais precoces dos tumores infratentoriais são relacionados ao aumento da pressão intracraniana. Vômitos, cefaleia, letargia e papiledema estão presentes na maioria dos casos. II. Na síndrome de West o padrão eletroencefalográfico característico é determinado pelas pontas ondas rítmicas lentas a 2 ciclos por segundos, não precipitados pela hiperventilação. III. A convulsão febril é caracterizada por crises generalizadas, em lactentes menores de 6 meses logo após o pico febril. IV. Em casos de crianças de 3 anos que apresentem gagueira, deve-se orientar os pais para que respeitem o ritmo da criança e tranquilizá-los, pois trata-se de uma queixa transitória. Assinale a alternativa correta.
Um motorista de lotação, com 40 anos de idade, vem à USF com queixa de lombalgia há três dias, levando a dificuldade de se curvar, comprometendo sua atividade devido à dor intensa que se agrava com o decorrer do dia, durante o seu trabalho. Em uma escala decimal de dor, o paciente classificou a sua no grau 6. Ao exame físico não se evidenciou sinal de comprometimento radicular, com contratura importante da musculatura da região lombar. O paciente está ansioso e veio à unidade de saúde para que fosse solicitado um exame radiológico, pois acha que seu caso é sério. Você, como médico assistente:
Aline, de 1 mês de idade, é levada para a primeira consulta ao pediatra. A mãe relata gestação sem intercorrências e parto normal, a termo. A criança recebeu alta após 48 horas de vida, com icterícia leve em face. A criança está em aleitamento materno exclusivo, está com o cartão vacinal atualizado e a mãe está tranquila. Ao exame físico é notado sopro holossistólico, na borda esternal esquerda inferior, com frêmito. O pediatra comunica o fato à mãe, que discorda e informa que na maternidade não foi encontrada nenhuma alteração na criança. O pediatra informa corretamente que, EXCETO:
Uma paciente de 30 anos, de aspecto emagrecido é atendida com quadro de taquicardia, febre e confusão mental, seguida por convulsões. Familiares relatam histórico de “doença da tireoide”. Em relação a este caso, assinale a opção correta.
Compartilhar