Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Sobre as medidas preconizadas atualmente pela literatura médica mundial numa gestante com ruptura prematura das membranas amnióticas, que comprovadamente ocorreu com 21 semanas, considere as afirmativas a seguir. I. Resolução da gestação. II. Verificação da presença de infecção materna e fetal. III. Antibioticoterapia para prolongar o período de latência. IV. Corticoterapia. Assinale a alternativa correta.

Paciente submetido a gastrectomia subtotal direita há 48 horas evoluiu com febre de 38,5°C e hemograma com leucócitos de 13000/mm³ e 3% de bastões. A causa mais provável da febre é:
Paciente feminina, 43anos, obesa, apresentase ao pronto socorro com quadro de dor abdominal de início súbito há 4 dias, localizada em hipocôndrio direito, de forte intensidade, piorando com a ingesta de alimentos gordurosos. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 102bpm, freqüência respiratória de 18 mrpm, pressão arterial de 120/80 mmHg, temperatura de 38,5º. C, com calafrios. As mucosas encontram-se úmidas e ictéricas. Ao exame do abdomem, interrompe-se a inspiração por dor durante a palpação profunda do hipocôndrio direito. A paciente traz consigo ecografia abdominal, que demonstra colelitíase, com vários cálculos dentro da vesícula biliar, e dilatação da árvore biliar intra-hepática e do ducto colédoco, com imagem sugestiva de cálculo impactado em sua porção distal. Considerando o caso clínico acima, é correto afirmar:
Com relação ao HIV/AIDS, marque a resposta incorreta:
Sobre a dor articular associada com a Síndorme da Hipermobilidade Articular, que assertiva é correta:
Compartilhar