Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre as medidas preventivas para infecção em área cirúrgica, assinale o item correto.

A
A estadia pré-operatória curta, o banho antisséptico e a retirada apropriada de pelos não são medidas efetivas na prevenção de infecção.
B
A antibioticoprofilaxia deve ser realizada em todo paciente submetido à cirurgia sob anestesia geral, pois nesses casos a chance de infecção é maior.
C
Tempo cirúrgico prolongado, gravidade do paciente e uso de prótese são critérios de risco que justificam o uso de antibióticos profiláticos.
D
Não há diferença de eficácia na administração pré e transoperatória do antibiótico na profilaxia de infecções
E
O uso estendido de antibioticoprofilaxia por mais de 24 horas diminui de forma significativa a chance de infecção de ferida operatória.
Como método de avaliação da vitalidade fetal, pode-se afirmar que na cardiotocografia o principal achado em fetos normais e próximo do termo é:
Sobre a retinopatia diabética podemos a firmar:
Um lactente com seis meses de idade é trazido a consulta médica em Unidade Básica de Saúde para avaliação de atraso do desenvolvimento. A mãe relata que compareceu a somente duas consultas de pré-natal e que a criança nasceu de parto vaginal e a termo, pesando 3.240 g, com Apgar 9/10. A alta se deu em dois dias. O sorriso social surgiu com um mês e sustentou o pescoço com dois meses. Entretanto, hoje não segura objetos, nem rola. Não consegue sentar com apoio. História familiar não revela casos semelhantes. Ao exame o lactente mostra-se em regular estado geral, interagindo pouco com o observador; corado, hidratado, anictérico e acianótico; ausência de estigmas cutâneos. Auscultas cardíaca e respiratória sem anormalidades. Exame neurológico evidencia perímetro cefálico acima do percentil 90 para a idade, aumento de tônus e de reflexos profundos nos quatro membros, associado com redução da força proximal. Coordenação preservada. Exame dos pares cranianos demonstra dificuldade em acompanhar os objetos apresentados. Fundo de olho evidencia cicatriz de coriorretinite bilateralmente. Tomografia computadorizada do crânio evidencia múltiplas calcificações difusamente distribuídas no parênquima, associadas a aumento do volume dos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículos. O agente etiológico mais provável para o quadro clínico descrito é:
Sobre a litíase urinária, considere as seguintes alternativas: 1. A composição da litíase urinária coraliforme geralmente é estruvita e na maioria das vezes está associada à infecção urinária por germe produtor de urease. 2. A nefrolitotripsia percutânea é um tratamento eficaz para os cálculos renais maiores que 3 cm. 3. A ureterolitotripsia apresenta excelentes resultados para o tratamento dos cálculos de ureter inferior não infectados, na falha do tratamento clínico. 4. A litotripsia extracorpórea por ondas de choque pode ser utilizada como primeira escolha de tratamento para todos os cálculos renais, mesmo que na vigência de infecção urinária. 5. Os cálculos de bexiga geralmente são secundários. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar