Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre as neoplasias das glândulas salivares, é correto afirmar:

A
a maioria das neoplasias (70%) se origina na glândula submandibular.
B
os adenomas pleomórficos são responsáveis por 40% a 70% de todos tumores das glândulas salivares, mais comumente ocorrendo na glândula sublingual.
C
o linfoma não-Hodgkin é 44 vezes mais alto nas glândulas salivares nos pacientes portadores da síndrome de Sjögren.
D
os mais comuns tumores metastáticos à distância para glândulas salivares são de tumor da tireoide.
E
o melanoma e o carcinoma cutâneo da região préauricular dificilmente invadem a glândula parótida por esta apresentar uma barreira natural à invasão tumoral.
Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.
Paciente do sexo feminino, 29 anos. Há 5 anos, diagnóstico clínico e neurofisiológico de miastenia gravis, porém com anticorpo antirreceptor de acetilcolina negativo. Evoluiu com dificuldade de controle com tratamento medicamentoso. Submetida a timectomia, sem melhora dos sintomas. Houve melhora dos sintomas após a realização de 5 sessões de plasmaférese. Sobre esse caso, é correto afirmar:
Um jovem atleta apresentou morte súbita enquanto realizava sua atividade física habitual. Foi submetido à necrópsia que constatou como “causa mortis” a ruptura de aneurisma da aorta. O exame histopatológico da parede aórtica revelou degeneração da camada média, com alteração das fibras elásticas e colágenas. Nesse caso, o fator predisponente é a:
Atendendo uma chamada de urgência na enfermaria clínica, observa-se um paciente com hematêmese franca. Após exame e manuseio inicial, com estabilização dos sinais vitais, é visto no prontuário que o mesmo realizou endoscopia digestiva alta pela manhã, tendo sido evidenciado úlcera duodenal não sangrante. Enquanto o serviço de endoscopia prepara-se para receber novamente o paciente, alguns procedimentos cabíveis podem ser realizados. Qual dos itens abaixo representa terapêutica desnecessária neste paciente?
Compartilhar