Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre as neoplasias das glândulas salivares, é correto afirmar:

A
a maioria das neoplasias (70%) se origina na glândula submandibular.
B
os adenomas pleomórficos são responsáveis por 40% a 70% de todos tumores das glândulas salivares, mais comumente ocorrendo na glândula sublingual.
C
o linfoma não-Hodgkin é 44 vezes mais alto nas glândulas salivares nos pacientes portadores da síndrome de Sjögren.
D
os mais comuns tumores metastáticos à distância para glândulas salivares são de tumor da tireoide.
E
o melanoma e o carcinoma cutâneo da região préauricular dificilmente invadem a glândula parótida por esta apresentar uma barreira natural à invasão tumoral.
Qual das alternativas abaixo está correta?
Paciente de 47 anos queixa-se de rouquidão contínua há 25 dias, após processo aparentemente gripal. Nega dor ou febre. Refere tosse ocasional há anos e azia frequente. Tem antecedentes de depressão tratada, hipertensão arterial controlada e é tabagista de 1 maço/dia há 18 anos. Não apresenta anormalidades aparentes no exame físico geral ou especial. A nasofaringo-laringoscopia revelou paralisia da prega vocal esquerda. Qual a conduta mais adequada a seguir?
Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?
Recém-nascido de 2 semanas de vida, genitália ambígua, dá entrada no pronto-socorro com dificuldade alimentar, vômitos e letargia há uma semana. Ao exame: temperatura = 37ºC, frequência cardíaca = 170bpm, frequência respiratória = 60ipm, PA =56 x 30 mmHg, fontanela deprimida, olhos encovados, turgor pastoso e enchimento capilar de 4 segundos. Qual dos seguintes resultados laboratoriais é compatível com o paciente em questão?
Compartilhar