Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre as neoplasias das glândulas salivares, é correto afirmar:

A
a maioria das neoplasias (70%) se origina na glândula submandibular.
B
os adenomas pleomórficos são responsáveis por 40% a 70% de todos tumores das glândulas salivares, mais comumente ocorrendo na glândula sublingual.
C
o linfoma não-Hodgkin é 44 vezes mais alto nas glândulas salivares nos pacientes portadores da síndrome de Sjögren.
D
os mais comuns tumores metastáticos à distância para glândulas salivares são de tumor da tireoide.
E
o melanoma e o carcinoma cutâneo da região préauricular dificilmente invadem a glândula parótida por esta apresentar uma barreira natural à invasão tumoral.
A primeira hipótese diagnóstica em adulto com mais de 50 anos que se apresenta com dor abdominal aguda e localização mesogástrica ou periumbilical, acompanhada de hipotensão arterial deve ser:
Leia as descrições a seguir: I- Maria, de 6 anos, com quadro de início gradual, apresentando febre, mal-estar e anorexia, dor de garganta, conjuntivite, coriza, tosse e rouquidão com inflamação na laringe e algumas ulcerações em palato. / II- Vitor, de 10 anos, apresentando quadro de início súbito, com calafrios, febre, cefaleia, dor de garganta intensa, orofaringe hiperemiada com exsudato e adenite cervical anterior dolorosa. / III- Claudia, de 1 ano e 6 meses de idade, apresentando irritabilidade, recusa alimentar, febre baixa, episódios de vômitos e diarreia, chorosa ao exame clínico e otoscopia com abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. / IV- Henrique, de 8 anos recusando ir à escola e referindo "orelha entupida" e dificuldade de ouvir, sem outras queixas ou sintomas aparentes e otoscopia com membrana timpânica retraída, cor amarelada e mobilidade diminuída. Identifique a alternativa onde os diagnósticos dos casos são mais prováveis:
A senhora Mariana, 35 anos, refere parestesias no ombro e no braço esquerdo. Ela também notou uma estrutura de consistência endurecida, óssea, no lado esquerdo do pescoço, acima da clavícula. Qual dos seguintes diagnósticos está melhor associado aos sintomas apresentados por Mariana?
Analise os itens abaixo, sobre as causas de convulsão em crianças e bebês, e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: I. A causa mais comum, nos bebês, é o aumento da temperatura que acompanha uma infecção viral. II. A Epilepsia Benigna na Infância é caracterizada por convulsões epilépticas parciais, principalmente ocorrendo durante o período de sono da criança, envolvendo contorções corporais, boca torta, rosto e voz alteradas com gemidos, podendo afetar alguns órgãos. III. A febre causada por pneumonia é a que produz mais convulsões. Está(ão) CORRETO(S):
Compartilhar