Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre as neoplasias malignas de tireoide, é INCORRETO afirmar:

A
O carcinoma papilar é a neoplasia maligna mais comum de tireoide, ocorre com maior incidência em mulheres e apresenta um bom prognóstico.
B
O carcinoma folicular acomete mais mulheres, apresenta-se com nódulos tireoideianos solitários de rápido crescimento.
C
O carcinoma folicular, subtipo com células oxifílicas, conhecida com célula de Hürthle ocorre em pacientes mais idosos (60-70 anos).
D
O carcinoma medular é uma neoplasia de células parafoliculares ou células C, produtoras de calcitonina e é mais comum na 2ª e 3ª década de vida.
E
O carcinoma anaplásico é o tumor de maior agressividade, pior prognóstico e ocorre em pacientes mais idosos.
Em termos de saúde pública, qual é o exame mais importante para confirmar o diagnóstico de tuberculose pulmonar?
Paciente do sexo masculino, com 54 anos, chega ao pronto atendimento referindo desconforto torácico descrito como uma sensação de peso e localiza a sensação colocando a mão sobre o esterno, com irradiação para o ombro esquerdo. O desconforto foi desencadeado após esforço físico habitual. Nega sintomatologia semelhante anteriormente. A dor aliviou 20 minutos após chegar ao hospital. Tem diagnóstico há três anos de dislipidemia. Em uso de sinvastatina 20 mg ao dia. Nesse caso, qual é a hipótese diagnóstica?
Gestante de 29 anos de idade, com história de polidramnia, deu a luz a RN com 34 semanas de gestação. Com 24 horas de vida, o RN iniciou vômitos biliosos sem distensão abdominal. A radiografia abdominal mostrou sinal da "dupla bolha". O quadro descrito sugere o seguinte diagnóstico:
Com relação ao exame neurológico da criança podemos afirmar que:
Compartilhar