Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre as poliposes e os tumores do cólon é correto afirmar: I - a síndrome de Peutz-Jeghers acomete o intestino delgado, sendo provocada por pólipos adenomatosos com alto potencial de malignização. II - doenças como a retocolite ulcerativa e o megacólon são fatores de risco para o carcinoma coloretal. III - a polipose familiar é formada por adenomas com alto potencial maligno. IV - As síndromes de Gardner e de Turcot são formadas por hamartomas sem potencial de malignidade.

A
apenas as alternativas I e II estão corretas
B
apenas as alternativas I e IV estão corretas
C
apenas as alternativas II e III estão corretas
D
apenas as alternativas II e IV estão corretas
E
apenas as alternativas IIIe IV estão corretas
A radiografia de tórax de uma criança com 14 meses de vida atendida na emergência pediátrica com febre há 3 dias, tosse, coriza, recusa alimentar e gemidos, apresenta consolidação no 1/3 médio do hemitórax direito com borramento do contorno cardíaco. Encontra-se taquipneica (FR=66 ipm), com retrações inter e subcostais e na ausculta pulmonar, redução de murmúrio vesicular e broncofonia no hemitórax direito. O irmão de 4 anos está muito resfriado. Segundo a mãe, a vacinação dos dois filhos encontra-se atualizada. Qual o agente etiológico mais provável?
Os defeitos da parede abdominal anterior e os da região inguinal são relativamente frequentes na criança e é tratado por cirurgião pediátrico. Referente às doenças apresentadas e a conduta preconizada podemos afirmar:
Constitui contraindicação absoluta de DIU (Dispositivo Intrauterino):
No tratamento da Febre Reumática, não está correta a seguinte afirmativa:
Compartilhar