Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre as queimaduras decorrentes de eletricidade, é correto afirmar que:

A
devido à baixa temperatura do arco elétrico, suas queimaduras apresentam pouco dano tecidual.
B
o dano da corrente elétrica é proporcional à resistência ao fluxo da corrente, sendo os músculos e vasos sanguíneos os tecidos corporais de maior resistência.
C
o trajeto da corrente pelo corpo determina a sobrevida imediata.
D
para uma exposição a uma mesma voltagem, a corrente alternada (AC) é menos perigosa do que a corrente contínua (DC).
Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metidopa 250mg de 8 em 8 horas e propanolol 40mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Os dados clínicos deste caso permitem afirmar qual diagnóstico?
Uma senhora de 45 anos de idade, em uso crônico de anti-inflamatórios não esteroides (AINE), apresenta-se para atendimento emergencial com quadro de hematêmese. Após estabilização hemodinâmica, é encaminhada para endoscopia digestiva, que revela úlcera duodenal, sem sangramento atual, com coágulo firmemente aderido na base. Qual das condutas abaixo não diminui a ocorrência de ressangramento?
É causa de Hipernatremia:
Paciente chega à sala de emergência de hospital sem serviço de hemodinâmica, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivel do segmento ST, com 4 ho­ras de evolução da dor. Em qual das situações abaixo, seria possível indicar a aplicação de trombolítico?
Compartilhar