Questões na prática

Dermatologia

Escolar de 8 anos de idade, sexo masculino, é atendido devido à lesão de pele, principalmente em áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo, de caráter recorrente. Ao exame da pele observa-se lesões simétricas em áreas de extensão dos membros e couro cabeludo de contornos nítidos, base eritematosa, recobertas por descamação seca branco-prateada. Diante destes dados, qual o provável diagnóstico?

A
Eczema atópico.
B
Dermatite seborreica.
C
Psoríase.
D
Estrófulo.
E
Eczema de contato.
Paciente com traumatismo craniano desenvolve hipertensão intracraniana e tríade de Cushing que consiste em:
São fármacos usados na profilaxia da migrânea, EXCETO:
Paciente com história de litíase renal de repetição chega ao Pronto-Socorro com dispneia. Exames de urgência mostram: sódio 135 mEq/L, creatinina 0,9 mg/dL, potássio 1,8 mEq/L, cloro 115 mEq/L, pH 7.08, PaCO2 40 mmHg, bicarbonato 11 mEq/L. Marque a alternativa correta:
Primigesta, com 16 semanas de idade gestacional, apresenta dor de alta intensidade na região hipogástrica com sangramento genital em grande quantidade. Volume uterino, ao exame ginecológico, diminuído para a idade gestacional, colo uterino dilatado, ultrassonografia aponta a presença de embrião na cavidade uterina, batimentos cardiofetais ausentes. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar