Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Sobre atestado médico, pode-se afirmar que:

A
é dever do médico assistente encaminhar para a perícia médica todo paciente que necessite ficar mais de 30 dias afastado do trabalho, estabelecendo claramente o período necessário de afastamento e justificando o motivo.
B
não é atribuição do médico do Sistema Único de Saúde (SUS) fornecer atestados de saúde para o trabalho, como, por exemplo, exame admissional, periódico e demissional.
C
é mandatória a realização de eletrocardiograma de esforço para o fornecimento do atestado para prática de atividade física.
D
não é parte integrante do ato ou do tratamento médico o fornecimento do atestado, sendo esse um direito do médico, que poderá cobrar por tal atividade.
E
é permitido ao médico, quando por justa causa, exercício de dever legal ou solicitação do próprio paciente, fornecer atestado com o diagnóstico, desde que haja verbalização desse desejo pelo paciente.
Uma mulher de 50 anos, procedente de Manaus, chega ao Pronto-Socorro relatando hematêmese e melena, iniciada 1 hora antes da admissão. No exame físico realizado em decúbito dorsal, não se verifica sinais de hepatopatia crônica, mas se encontra hipocorada, orientada e discretamente pálida FC 110 bpm PA 110 x 70 mmHg. Sobre o caso, marque a alternativa verdadeira:
Lactente de quatro meses, com quadro de anemia microcítica, crise convulsiva mioclônica de difícil controle desde o nascimento. O ECG mostra padrão hipsarritmia. Qual a deficiência vitamínica?
São complicações após uma herniorrafia inguinal unilateral:
Paciente masculino, 78 anos, branco, institucionalizado, comparece ao P.S com quadro de confusão mental, agitação psicomotora e recusa alimentar. Qual melhor diagnóstico a considerar?
Compartilhar