Sobre cicatrização de feridas, escolha a opção correta.
A
São fatores que inibem a cicatrização de feridas: desnutrição, isquemia e deficiência de zinco.
B
A formação de queloide é mais prevalente entre os pacientes de pele clara.
C
A sequência das fases de cicatrização é: fase inflamatória, remodelação e regeneradora, nesta ordem.
D
A cicatrização da ferida fetal difere da do adulto por ser mais lenta e com mais resposta inflamatória.
E
A doxorrubicina (adriamicina) é um potente acelerador da cicatrização de feridas.
Outras questões
No atendimento à sala de parto de recém-nascido banhado em mecônio fluido e apresentando apneia, bradicardia e cianose generalizada, a conduta imediata a ser realizada é:
Homem, 45 anos de idade com erupção cutânea e dor em pequenas articulações, há 1 ano. Refere hipertensão arterial controlada e que o pai apresentava alterações cutâneas semelhantes. Após o exame dermatológico, suspeitou-se de psoríase. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar:
Considere as informações colhidas durante a anamnese e os sinais clínicos observados ao exame físico especial: Identificação do Paciente: 1-homem, 58 anos de idade, fumante, alcoólatra, diabético; 2-mulher, 64 anos de idade, fumante passivo, hipertensa; 3-mulher, 44 anos de idade, não fumante e abstêmia; 4- homem, 40 anos de idade, não fumante, abstêmio, portador de leucoplasia de mucosa. Queixa-se de lesão na boca: I - Há 1 ano, assintomática; II - Há 6 meses, que passou a ser dolorosa há 30 dias; III - Dolorosa há 3 dias. É portador de: A - Lesão ulcero-vegetante de bordas elevadas; B - Lesão ulcerada com fundo com vegetações finas e pontilhado hemorrágico; C - Lesão ulcerada com granulações grosseiras; D - Fissuras transversais. Associe os números e as letras e indique o portador do câncer de boca:
Homem, 18 anos de idade, queixa-se de cefaleia frontal e dor em hemiface e região periorbital esquerda, iniciada há 10 dias, após resfriado. Faz uso há 04 dias de nimesulida. Mantém obstrução nasal acentuada à esquerda, halitose e febre diária e, há 24 horas, apresenta hiperemia e inchaço no olho esquerdo. Está em bom estado geral, com voz anasalada, temperatura 37,5°C e orofaringe com hiperemia difusa e secreção pós-nasal. Há edema e hiperemia palpebral à esquerda e dor a movimentação do olho esquerdo. Além do repouso, soro fisiológico nasal, manutenção do anti-inflamatório, a conduta, tipo de estudo por imagem dos seios da face e o diagnóstico, são: