Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre cicatrização de feridas, escolha a opção correta.

A
São fatores que inibem a cicatrização de feridas: desnutrição, isquemia e deficiência de zinco.
B
A formação de queloide é mais prevalente entre os pacientes de pele clara.
C
A sequência das fases de cicatrização é: fase inflamatória, remodelação e regeneradora, nesta ordem.
D
A cicatrização da ferida fetal difere da do adulto por ser mais lenta e com mais resposta inflamatória.
E
A doxorrubicina (adriamicina) é um potente acelerador da cicatrização de feridas.
Paciente masculino, de 70 anos de idade, foi submetido a prostatectomia radical para tratamento de câncer de próstata. A cirurgia foi realizada sem intercorrências, o paciente levantou 8 horas após o término da cirurgia e a seguir apresentou dispneia, hipoxemia, taquicardia e hemoptise. O diagnóstico mais provável é;
Assinale as mais comuns lesões císticas do fígado:
Paciente de 26 anos de idade, previamente hígido, com história de cólica renal recorrente e refratária há 4 dias, sem febre e diagnóstico de cálculo de 0,7 cm localizado no ureter distal esquerdo com hidronefrose acentuada associada. Na tomografia computadorizada de abdome apresenta borramento da gordura perirrenal ipsilateral e o cálculo tem densidade de 1.200 U.H. Qual o tratamento preferencial para esse paciente?
Com relação às crises convulsivas febris: I- É o distúrbio convulsivo mais comum na infância e tem um excelente prognóstico. II- São raras antes de 9 meses e depois de 5 anos de idade. III- Geralmente associam a temperaturas que aumentam rapidamente, normalmente até 39°C ou mais. IV- Antecendentes familiares não são comuns, normalmente apresentam-se como casos isolados na família, afastando a relação com predisposição genética. V- Indica-se o uso de Valproato de sódio como profilaxia prolongada para impedir crises convulsivas recorrentes. Marque a sequência correta:
Compartilhar