Sobre doença hemolítica perinatal: I - O exame de painel de hemácias permite a identificação do antígeno específico responsável pelo processo de aloimunização. II - A negatividade do teste de Kleihauer e a positividade do teste de Coombs indireto comprovam a eficácia da imunoglobulina anti-Rh. III - A funiculocentese é exame essencial na propedêutica porque não aumenta de forma significativa o grau de aloimunização. IV - A dopplerfluxometria da artéria cerebral média fetal (velocidade sistólica máxima) permite a identificação de anemias moderada e grave. Está CORRETO apenas o que está contido em:
A
I, III e IV.
B
II, III e IV.
C
I, II e III.
D
I, II e IV.
Outras questões
O fator mais importante no prognóstico de paciente submetido à biópsia excisional de melanoma maligno é
Analise as seguintes afirmações sobre vasculites sistêmicas primárias: I - A púrpura de Henoch-Schönlein é uma vasculite imunomediada associada ao depósito de Imunoglobulina A (lgA). O achado histopatológico característico desta patologia é uma vasculite leucocitoclástica, com presença de restos de neutrófilos, acompanhada de depósitos de imunocomplexos contendo IgA nos órgãos afetados; II - A doença de Kawasaki, também denominada síndrome do linfonodo mucocutânea, é uma condição frequentemente autolimitada, com febre e manifestação de inflamação aguda durando ao redor de 12 dias sem terapia. Contudo, complicações como aneurisma de artéria coronária, comprometimento da função miocárdica com insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmia e oclusão arterial periférica podem ocorrer levando a um aumento da morbidade e da mortalidade; III - Arterite de Takayasu é uma vasculite sistêmica que atinge predominantemente mulheres jovens e acomete a aorta, seus ramos primários e as artérias pulmonares. Está CORRETO o que se afirma em:
A avaliação laboratorial dos processos inflamatórios, por meio das proteínas de fase aguda é corriqueira na prática diária dos reumatologistas. Sobre as proteínas de fase aguda, é correto afirmar:
No tratamento do choque Hemorrágico, o melhor parâmetro clínico para reposição volêmica é: