Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Sobre doença hemolítica perinatal: I - O exame de painel de hemácias permite a identificação do antígeno específico responsável pelo processo de aloimunização. II - A negatividade do teste de Kleihauer e a positividade do teste de Coombs indireto comprovam a eficácia da imunoglobulina anti-Rh. III - A funiculocentese é exame essencial na propedêutica porque não aumenta de forma significativa o grau de aloimunização. IV - A dopplerfluxometria da artéria cerebral média fetal (velocidade sistólica máxima) permite a identificação de anemias moderada e grave. Está CORRETO apenas o que está contido em:

A
I, III e IV.
B
II, III e IV.
C
I, II e III.
D
I, II e IV.
Lactente, 4 meses, amamentada ao seio materno, apresenta dificuldade de sucção. É constipada, não sustenta a cabeça, não sorri e dorme muito. Nasceu de parto domiciliar, não realizou testes neonatais de triagem nem vacinas. O peso de nascimento foi em torno de 4 kg, teve icterícia na face e tronco durante todo o 1° mês de vida, mas não foi tratada. Ao exame, a pele é fria e seca, a boca entreaberta, a fontanela anterior ampla; está hipoativa, hipotônica, e apresenta hérnia umbilical de 2 cm de diâmetro. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esta criança?
Em relação à IRA (insuficiência renal aguda), assinale a alternativa INCORRETA.
A maioria dos incidentalomas adrenais são:
Com relação às anemias, julgue a associação apresentada em cada item a seguir. I. Anemia por deficiência de vitamina B12 - hipersegmentação de neutrófilos. II. Esferocitose hereditária - reticulocitose. III. Anemia ferropriva - aumento dos níveis de ferritina e redução da capacidade total de ligação do ferro. IV. Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase - corpúsculos de Heinz. V. Anemia falciforme. A quantidade de itens certos é igual a:
Compartilhar