Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Sobre doenças exantemáticas na infância, assinalar a alternativa INCORRETA.

A
O exantema da rubéola é maculopapular rubeoliforme, generaliza-se nas primeiras 48 horas e tende a desaparecer até o 4º dia de duração da doença.
B
O exantema súbito tem etiologia viral, surge no tronco e é mais frequente após o 4º ano de vida.
C
A escarlatina tem como características palidez perioral, linha vermelha na prega do cotovelo e exantema áspero.
D
A mononucleose infecciosa, além do exantema, pode apresentar-se com adenopatias, amigdalite e hepatoesplenomegalia.
E
A imunização passiva contra a varicela está indicada para imunodeprimidos e para recém-nascidos, cuja mãe apresentou varicela até 5 dias antes do parto.
Qual conduta deve ser adotada em recém-nascido de mãe com tuberculose pulmonar bacilífera?
Uma paciente de 45 anos, IMC: 38 Kg/m2, tabagista, é submetida a colecistectomia por acesso laparotômico, eletivamente. No dia seguinte está com febre (38,5ºC), mal-estar, com hipoventilação na base do hemitórax direito. A causa mais provável é:
Mulher, 45 anos, obesa, relata dor no hipocôndrio direito há 8 horas, tipo surda, e vômitos. O exame físico mostra dor e defesa no hipocôndrio direito, parada inspiratória à palpação profunda do referido local. O resultado do exame de sangue foi: leucocitose e elevação discreta da bilirrubina sérica e da transaminase. O exame mais útil para o diagnóstico é:
Posto de enfermagem solicita avaliação de um homem de 55 anos internado em enfermaria clínica. Referem que o mesmo apresentou rebaixamento súbito do nível de consciência. Durante o exame, observa-se que o paciente obedece a comandos para abrir e fechar os olhos, porém não apresenta quaisquer outros movimentos, nem mesmo com estímulo doloroso. Não fala nem emite sons. Estava de olhos abertos durante todo o tempo da avaliação médica. Qual a pontuação deste paciente segundo a Escala de Coma de Glasgow?
Compartilhar