Sobre doenças exantemáticas na infância, assinalar a alternativa INCORRETA.
A
O exantema da rubéola é maculopapular rubeoliforme, generaliza-se nas primeiras 48 horas e tende a desaparecer até o 4º dia de duração da doença.
B
O exantema súbito tem etiologia viral, surge no tronco e é mais frequente após o 4º ano de vida.
C
A escarlatina tem como características palidez perioral, linha vermelha na prega do cotovelo e exantema áspero.
D
A mononucleose infecciosa, além do exantema, pode apresentar-se com adenopatias, amigdalite e hepatoesplenomegalia.
E
A imunização passiva contra a varicela está indicada para imunodeprimidos e para recém-nascidos, cuja mãe apresentou varicela até 5 dias antes do parto.
Outras questões
Uma criança de 10 anos apresentou um quadro de febre há oito dias e posteriormente dor na articulação do joelho direito. O pediatra auscultou um sopro sistólico no foco mitral e o ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral. A velocidade de hemossedimentação estava aumentada e as mucoproteínas foram positivas. Assinale a afirmativa que fecha sua suspeita diagnóstica:
Uma menina de 14 anos apresenta-se com febre baixa e tosse há 3 semanas. Seu exame radiológico de tórax evidencia uma pneumonia intersticial. O diagnóstico mais provável é:
Um bebê de dois meses de idade apresenta diarreia aquosa, oito episódios ao dia, com raios de sangue, e febre baixa, há 3 dias. Os pais referem que o bebê mama exclusivamente ao seio, e que recentemente (há uma semana), tomou as vacinas Tetra-HIB (difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenzae tipo B), Antipólio (Sabin), e antirrotavírus. O estado do bebê é razoável, sem sinais de desidratação. Marque a alternativa correta em relação a este caso.
A aplicação do fórceps está indicada em qual das situações abaixo descritas?