Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Sobre doenças exantemáticas na infância, assinalar a alternativa INCORRETA.

A
O exantema da rubéola é maculopapular rubeoliforme, generaliza-se nas primeiras 48 horas e tende a desaparecer até o 4º dia de duração da doença.
B
O exantema súbito tem etiologia viral, surge no tronco e é mais frequente após o 4º ano de vida.
C
A escarlatina tem como características palidez perioral, linha vermelha na prega do cotovelo e exantema áspero.
D
A mononucleose infecciosa, além do exantema, pode apresentar-se com adenopatias, amigdalite e hepatoesplenomegalia.
E
A imunização passiva contra a varicela está indicada para imunodeprimidos e para recém-nascidos, cuja mãe apresentou varicela até 5 dias antes do parto.
Em pacientes grandes queimados, com lesões de espessura total, em que os anexos dérmicos estão destruídos, o tratamento recomendado é:
O teste do reflexo vermelho é um exame simples e rápido que deve ser realizado, durante o primeiro exame neonatal. Com relação ao teste, assinale a alternativa ERRADA:
Recém-nascido, parto normal, 38 semanas de gestação, poli-hidrâmnio, cianose importante, abdome escavado e dificuldade respiratória. Entubado na sala de parto, recebeu ventilação por pressão positiva, encaminhado à UTI necessitando de parâmetros ventilatórios altos e mantendo hipoxemia refratária. O quadro clínico acima sugere:
Mulher, 34 anos, em uso de ACO, apresenta dor em HD há cerca de 3 meses. Ecografia e TC de abdome demonstram lesão de 9 cm de diâmetro, subcapsular, no segmento 6, compatível com adenoma hepático. Em relação a este caso, são apresentadas as seguintes assertivas. I. As enzimas hepáticas devem estar elevadas nesta situação clínica. II. Existe possibilidade de transformação maligna e de sangramento espontâneo desta lesão. III. Em caso de ressecção completa da lesão, o uso de ACO pode ser retomado 90 dias após a cirurgia. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar