Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hematologia

Sobre doenças que acometem o esôfago, assinale a correta.

A
A síndrome de Plummer-Vinson refere-se ao desenvolvimento de disfagia cervical em pacientes com anemia crônica de ferro.
B
Membranas esofágicas congênitas são lesões frequentes que se apresentam com regurgitação durante a infância.
C
Uma causa fisiológica para a queixa de disfagia cervical, globo histérico, é um diagnóstico que se deve pensar em primeiro lugar nas disfunções crico-faríngeas.
D
A acalásia é a disfunção mais comum do esôfago cervical.
E
A lesão cáustica também resulta em esfíncter esofágico inferior (EEI) hipertenso com refluxo prolongado do esôfago distal.
O teste de triagem de cardiopatias congênitas, que deve ser realizado em todo recém-nascido, consiste em:
Durante a realização de Colecistectomia Laparoscópica numa paciente de 40 anos, a Colangiografia intraoperatória identificou a presença de litíase com 6 mm de diâmetro no interior do colédoco. A melhor maneira para resolver essa situação é:
Paciente feminina, 25 anos, apresenta-se com cefaleia, alteração do campo visual e amenorreia. Refere perda de peso, dor epigástrica e diarreia. Nos exames laboratoriais evidencia-se hipercalcemia. Qual o provável diagnóstico?
Lactente de 12 meses, sexo masculino, apresenta subitamente hemartrose de joelho esquerdo. Pais negam febre, estado geral excelente e não há outras alterações ao exame físico. Qual exame complementar pode auxiliar no diagnóstico?
Compartilhar