Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Sobre doenças respiratórias que acometem crianças, julgue os itens subsequentes. I - Se um pré-escolar evolui há 15 dias com febre diária vespertina, tosse seca, sudorese noturna, anorexia e emagrecimento: a radiografia do tórax mostra adenomegalia Peri-hilar e condensação de lobo inferior direito: e o exame de lavado gástrico é negativo para bacilo de Koch, o diagnóstico de tuberculose pode ser descartado. II - Caso uma criança com três anos de idade apresente, há dois anos, episódios repetidos de pneumonia e diarreia, a causa mais provável será a deficiência de alfa1-antitripsina. III - Considerando que um lactente com três meses de idade apresente agudamente quadro febril, tosse e dificuldade para respirar e a radiografia do tórax mostre acentuada hiperinsuflação pulmonar, o diagnóstico clínico será de bronquiolite viral e o agente etiológico mais frequente nesse tipo de caso é o adenovírus. IV - Radiografia de tórax com condensação em lobo inferior direito e discreto derrame pleural sugere pneumonia por Clamydia pneumoniae. V - Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae costuma apresentar-se com o hemograma normal ou com discreta leucocitose. A quantidade de itens certos é:

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
Veja se as frases que estão corretas ou incorretas e escolha a alternativa adequada: - A causa mais comum de insuficiência renal aguda é a pré-renal que ocorre quando há hipoperfusão renal; - Respiração de Cheyne Stokes é comum na insuficiência cardíaca avançada e é usualmente associada a baixo débito cardíaco; - Albumina sérica é sintetizada exclusivamente pelos hepatócitos; - Doença cardíaca a principal causa de óbito em pacientes hipertensos; - Importante perda de peso que é desproporcional ao grau de disfagia é altamente sugestiva de carcinoma de esôfago; - Acredita-se que a dor na pericardite é originada pela inflamação da pleura parietal adjacente, já que a maior parte do pericárdio é insensível à dor ; - O PSA (antígeno prostático específico) é produzido por epitélio maligno bem como pelo sadio, portanto é próstata/específico e não câncer/específico, podendo ter nível sérico elevado na prostatite, hipertrofia prostática benigna e no câncer prostático; - Espasmo esofagiano pode ocorrer na presença ou ausência de refluxo ácido e origina dor opressiva indistinguível da angina pectoris.
A lesão do Dieulafoy caracteriza-se por:
Com relação à fisiologia palpebral, assinale a alternativa correta:
Paciente feminina, 46 anos, proveniente de Pedro Rosário-MA, chega ao ambulatório. Refere diagnóstico de enxaqueca crônica e nega outras patologias conhecidas. Queixa de cefaleia unilateral pulsátil, retro-orbitária, intensa, que lhe acorda à noite e dura cerca de 1 hora, sudorese fria; refere cerca de três crises ao dia, durante cerca de dois meses, todos os anos, há 2 anos. Refere alcoolismo crônico. Ao exame, ptose palpebral, miose e congestão ocular unilateral e ipsilateral ao local da dor; sem outras alterações ao exame físico. Qual o provável diagnóstico e conduta adequada?
Compartilhar