Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre envenenamentos agudos, marque a alternativa INCORRETA:

A
A descontaminação cutânea deve ser feita o mais precoce possível, por meio de lavagem copiosa da area afetada com água ou soro fisiológico e neutralização química.
B
Em caso de contato de agentes químicos com os olhos, a conduta é remover as lentes de contato, se presentes, e lavar abundantemente os olhos com água ou soro fisiológico durante 15 a 20 minutos.
C
As contraindicações de lavagem gástrica são convulsões, agitação psicomotora ou ingestão de cáusticos.
D
A mortalidade por ingestão de tóxicos é menor que 1%.
Escolar, 10 anos, relata febre e dores no joelho esquerdo há dois dias, com limitação da movimentação. Acrescenta que outras articulações também têm sido acometidas de forma assimétrica, como punhos e tornozelos. Ao exame, paciente hipoativo, hipocorado, taquipneico, taquicárdico (FC = 124 bpm). ACV:RCR em 2T com sopro sistólico 4+/6+ em foco mitral com irradiação para axila. AR = MVUA com estertores crepitantes em bases; abdome sem alterações. Joelho esquerdo hiperemiado, com aumento do volume articular e limitação da flexão. O diagnóstico mais provável é:
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas: A- Bupropiona B- Vareniclina C- Clonidina D- Terapia de reposição da Nicotina 1- Risco de convulsões. 2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar. 3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva. 4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.
Considere as assertivas abaixo sobre abscesso peritonsilar. I - São mais frequetes em adultos jovens e adolescentes. II - Deve-se suspeitar de sua presença em pacientes com febre, dor intensa unilateral, sialorreia e trismo. III - Deve-se tratar com punção com drenagem, antibioticoterapia e/ou tonsilectomia, dependendo da história pregressa e da idade do paciente. Quais são corretas?
Assinale o item que não está presente no quadro de enxaqueca clássica.
Compartilhar