Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre esôfago de Barrett, assinale a resposta correta.

A
Na metaplasia de Barrett há uma transformação do epitélio colunar do esôfago distal em epitélio escamoso, decorrente do refluxo gastroesofágico persistente.
B
Pode ser encontrado em até 10 a 15% dos pacientes submetidos à endoscopia digestiva alta (EDA) por queixas de doença do refluxo gastroesofágico.
C
A incidência é maior em mulheres negras com idade abaixo dos 40 anos.
D
O tratamento da displasia de alto grau é a confecção de válvula antirrefluxo por laparoscopia.
E
A prevalência de adenocarcinoma em pacientes portadores de esôfago de Barrett ultrapassa 20% dos casos.
Em relação à alergia à proteína do leite de vaca, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) O paciente pode apresentar quadro de má absorção intestinal semelhante à doença celíaca.( ) Quadro de constipação intestinal que se inicia no primeiro ano de vida pode ser o único sintoma.( ) Não é comum a associação com rinite alérgica, asma brônquica ou eczema atópico.( ) Sangramento retal isolado em lactente não faz parte das formas de apresentação clínica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Do ponto de vista da psicopatologia fenomenológica, a recusa em se alimentar, que normalmente é acompanhada de perda significativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrênicos, sob a justificativa de que querem envenená-los, recebe o nome de:
O melhor método clínico para avaliação da idade gestacional de um recém-nascido prematuro, no período pós-natal, é:
Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais frequente do que se imaginava. Estudos recentes mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas dessa enfermidade. No entanto, seu diagnóstico continua sendo equivocado, sub ou superestimado. Considerando o impacto social e econômico da depressão subdiagnosticada, os profissionais de saúde devem estar atentos às histórias de seus pacientes buscando identificar fatores de risco para o desenvolvimento dos quadros depressivos. Dos fatores abaixo listados, aqueles que podem ser considerados de risco para o quadro depressivo são:
Compartilhar