Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre estratégias de vigilância e rastreamento do câncer colorretal, é correto afirmar:

A
A polipectomia colonoscópica reduz o risco de câncer.
B
A colonoscopia não é necessária se na retossigmoidoscopia encontra-se um pólipo menor do que 5mm.
C
A sigmoidoscopia flexível anual é recomendada para a vigilância do câncer colorretal na síndrome do câncer colorretal hereditário não-polipoide.
D
A colonoscopia e o raio X enema opaco são igualmente eficazes na vigilância do câncer colorretal após uma polipectomia.
E
Rastreamento com sigmoidoscopia flexível deve ser iniciado na idade de 20 anos nos filhos dos pacientes com polipose adenomatosa familial.
Em relação ao uso de antibióticos em cirurgia, são apresentadas as situações clínicas abaixo: I. Apendicite aguda flegmonosa. II. Perfuração traumática de cólon com 2h de evolução. III. Colecistite aguda em paciente jovem previamente hígido. Qual das situações NÃO requer antibioticoterapia após a realização de cirurgia adequada?
RN via parto vaginal, 38 semanas de gestação, 3500g e apgar 8. Recebeu assistência de rotina no berçário (aspirado com sonda nasogástrica, nitrato de prata 1% em ambos os olhos, corante duplo no coto umbilical e vacina anti-hepatite B). Com 6 horas de vida, apresentou importante edema palpebral com hiperemia e leve secreção ocular. A conduta mais adequada é:
Uma paciente, 45 anos de idade, quatro partos normais, apresenta constipação intestinal crônica, com grande esforço evacuatório, às vezes com discreto sangramento, visível após a higienização com papel. Há três dias apresenta aumento de nodulações perianais, sangramento em maior quantidade do que o habitual (suja o vaso com sangue), acompanhado de dor anal às evacuações. Ao exame, apresenta exteriorização de mamilos hemorroidários, com edema importante em todos, além de extrusão de coágulo e pequena ulceração em um deles. Ao ser preenchida a ficha de referência para um serviço de Proctologia para essa paciente, qual dos seguintes CID devem ser registrados?
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
Compartilhar