Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre estratégias de vigilância e rastreamento do câncer colorretal, é correto afirmar:

A
A polipectomia colonoscópica reduz o risco de câncer.
B
A colonoscopia não é necessária se na retossigmoidoscopia encontra-se um pólipo menor do que 5mm.
C
A sigmoidoscopia flexível anual é recomendada para a vigilância do câncer colorretal na síndrome do câncer colorretal hereditário não-polipoide.
D
A colonoscopia e o raio X enema opaco são igualmente eficazes na vigilância do câncer colorretal após uma polipectomia.
E
Rastreamento com sigmoidoscopia flexível deve ser iniciado na idade de 20 anos nos filhos dos pacientes com polipose adenomatosa familial.
L.D.T., 68 anos, sexo masculino, comerciante, informa ser portador de doença hemorroidária há vários anos. No início, apresentava sangramento discreto e dor, evoluindo atualmente para exteriorização em todas as evacuações, que requerem manobras digitais para sua redução. Prurido moderado. Como comorbidade apresenta diabetes, insulinodependente e, relato de valvuloplastia. Em relação a este paciente, assinale a afirmativa CORRETA:
Recém-nascido, peso de 4.020 g, nascido de parto vaginal, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço e pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente do sexo feminino, 45 anos, 60 kg, submetida à gastrectomia subtotal distal no tratamento de carcinoma gástrico distal, sem intercorrências anestésico-cirúrgicas. No pós-operatório imediato, a paciente recebeu 2000 ml de SGI 5% e 27 ml de NaCl 20%; apresentou 900 ml de diurese, não apresentando perdas adicionais, o que concorreu para um balanço hídrico positivo nesse período. Em relação à prescrição de hidratação venosa para o 1° dia pós-operatório (para 24 horas) assinale a opção INCORRETA:
Em relação à analgesia pós-operatória podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar