Sobre estratégias de vigilância e rastreamento do câncer colorretal, é correto afirmar:
A
A polipectomia colonoscópica reduz o risco de câncer.
B
A colonoscopia não é necessária se na retossigmoidoscopia encontra-se um pólipo menor do que 5mm.
C
A sigmoidoscopia flexível anual é recomendada para a vigilância do câncer colorretal na síndrome do câncer colorretal hereditário não-polipoide.
D
A colonoscopia e o raio X enema opaco são igualmente eficazes na vigilância do câncer colorretal após uma polipectomia.
E
Rastreamento com sigmoidoscopia flexível deve ser iniciado na idade de 20 anos nos filhos dos pacientes com polipose adenomatosa familial.
Outras questões
A alteração eletrocardiográfica mais precoce no paciente renal crônico com hipercalemia é:
Na urgência, uma fratura da pelve do tipo LIVRO ABERTO, no qual o paciente está hemodinamicamente estável, é correto afirmar:
Paciente, 65 anos, negra, GIV e PIV, menopausa aos 49 anos. Iniciou Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por sintomatologia, com Estrogênios + Progesterona (E + P). Após 3 meses apresentou sangramento. A ultrassonografia transvaginal mostrou endométrio de 11 mm. Qual a conduta a seguir?
Casal em seguimento no ambulatório de infertilidade apresenta os seguintes resultados dos exames complementares: ultrassonografia transvaginal sem anormalidades, histerossalpingografia com prova de Cotte positiva, dosagem hormonal da mulher sem anormalidades e espermograma não realizado. Frente ao caso devemos: