Sobre estratégias de vigilância e rastreamento do câncer colorretal, é correto afirmar:
A
A polipectomia colonoscópica reduz o risco de câncer.
B
A colonoscopia não é necessária se na retossigmoidoscopia encontra-se um pólipo menor do que 5mm.
C
A sigmoidoscopia flexível anual é recomendada para a vigilância do câncer colorretal na síndrome do câncer colorretal hereditário não-polipoide.
D
A colonoscopia e o raio X enema opaco são igualmente eficazes na vigilância do câncer colorretal após uma polipectomia.
E
Rastreamento com sigmoidoscopia flexível deve ser iniciado na idade de 20 anos nos filhos dos pacientes com polipose adenomatosa familial.
Outras questões
Analise as alternativas abaixo, acerca da síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH). I. São uns dos achados essenciais para o diagnóstico da SIADH; a diminuição da osmolaridade efetiva (< 275 mOsm/Kg de água) e osmolaridade urinária > 100 mOsm/Kg de água durante hipotonicidade. II. Sódio urinário > 40 mmol/L com ingestão de sódio na dieta normal. III. Função tiroidiana e adrenal normais. E responda:
Heloísa, 24 anos, gesta III, para 0, aborto II (duas perdas fetais no 2º trimestre), atualmente na 34ª semana de gestação, procura a emergência com cólica, dores em membros inferiores e perda líquida há duas horas, sem sangramento. No exame obstétrico inicial, observa-se líquido amniótico claro e sem grumos saindo pela vagina. Nos membros inferiores nota-se trombose venosa profunda (TVP). Heloísa está agora com 6 cm de dilatação, colo 100% apagado,apresentação em plano“0” de De Lee, líquido de tinto de mecônio. BCF de 110 bpm e cardiotocografia não reativa. A conduta neste momento é:
Síndrome metabólica que acompanha a obesidade mórbida consiste:
Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. Com a conduta correta, a paciente evolui bem e recebe alta. Meses após desenvolve distensão abdominal. Uma tomografia computadorizada de abdome mostra a presença de volumosa quantidade de líquido na cavidade peritoneal, formando coleções loculadas de densidade elevada. O tratamento inicial mais adequado neste caso é: