Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre GNDA, é incorreto afirmar:

A
Apesar de o streptococcus ß-hemolítico do grupo A ser o principal agente etiológico envolvido, o Pneumococo e o vírus da varicela também são agentes possíveis.
B
A dosagem de C3 é fundamental para confirmação diagnóstica e estará baixa na maioria dos pacientes.
C
A presença de Hematúria macroscópica por mais de 4 semanas não é indicação de biópsia renal, já que podemos ter esse comportamento até por 2 meses de evolução.
D
Pacientes com encefalopatia hipertensiva deverão ser tratados além do diurético com um vasodilatador, como a hidralazina.
E
Diferente da síndrome nefrótica, o edema que está presente na maioria dos pacientes é discreto.
Mulher de 50 anos, assintomática, com antecedente familiar de primeiro grau para câncer de mama, foi submetida à mamografia de rastreamento, na qual foram detectadas microcalcificações pleomórficas, numerosas e agrupadas em quadrante superior externo da mama direita. Para essa paciente, está indicado:
A peritonite primária ou espontânea, pode ocorrer sem uma fonte intra-abdominal óbvia de contaminação. Esta é mais frequente:
Paciente masculino, 45 anos, retorna para consulta após apendicectomia executada há cinco dias. Na avaliação você observa presença de secreção purulenta na cicatriz operatória. Na avaliação laboratorial por bacterioscopia foi relatada a presença de bacilos Gram negativos. Entre as alternativas abaixo assinale aquela que contem a bactéria causadora mais provável:
Em relação às crises de asma, tem-se que:
Compartilhar