Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre GNDA, é incorreto afirmar:

A
Apesar de o streptococcus ß-hemolítico do grupo A ser o principal agente etiológico envolvido, o Pneumococo e o vírus da varicela também são agentes possíveis.
B
A dosagem de C3 é fundamental para confirmação diagnóstica e estará baixa na maioria dos pacientes.
C
A presença de Hematúria macroscópica por mais de 4 semanas não é indicação de biópsia renal, já que podemos ter esse comportamento até por 2 meses de evolução.
D
Pacientes com encefalopatia hipertensiva deverão ser tratados além do diurético com um vasodilatador, como a hidralazina.
E
Diferente da síndrome nefrótica, o edema que está presente na maioria dos pacientes é discreto.
A sintomatologia do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode apresentar três subtipos: predominantemente desatento (seis sintomas ou mais de desatenção e < 6 sintomas de hiperatividade/compulsividade), predominantemente hiperativo/impulsivo (seis sintomas ou mais de hiperatividade/compulsividade e < 6 sintomas de desatenção) ou combinado (seis ou mais sintomas em ambas as dimensões). É critério de HIPERATIVIDADE/COMPULSIVIDADE:
Sobre a abordagem das infecções perinatais, assinale a alternativa correta.
Dentre as causas de hemorragia digestiva baixa, assinale a principal causa de sangramento de grande volume em paciente de 55 anos.
As contraindicações à amamentação devem ser criteriosamente identificadas para não se perder a oportunidade de oferecer o leite materno a um lactente. Marque a situação que exige a interrupção da amamentação, pelas evidências ou risco significativo de efeitos colaterais importantes no lactente.
Compartilhar