Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Sobre GNDA, é incorreto afirmar:

A
Apesar de o streptococcus ß-hemolítico do grupo A ser o principal agente etiológico envolvido, o Pneumococo e o vírus da varicela também são agentes possíveis.
B
A dosagem de C3 é fundamental para confirmação diagnóstica e estará baixa na maioria dos pacientes.
C
A presença de Hematúria macroscópica por mais de 4 semanas não é indicação de biópsia renal, já que podemos ter esse comportamento até por 2 meses de evolução.
D
Pacientes com encefalopatia hipertensiva deverão ser tratados além do diurético com um vasodilatador, como a hidralazina.
E
Diferente da síndrome nefrótica, o edema que está presente na maioria dos pacientes é discreto.
Dorival, 68 anos, em pré-operatório de carcinoma bem diferenciado localizado no colo esquerdo. História de colonoscopia há dez anos, com remoção de pólipo de 1 cm de diâmetro. Seu irmão mais velho foi operado de câncer no colo aos 80 anos. Tem história prévia de trombose venosa profunda fêmoro-poplítea direita há 10 anos após fratura de ossos de perna e imobilização com aparelho gessado. O ecodoppler venoso recente mostra total recanalização do sistema venoso profundo direito, com discreto refluxo na veia femoral superficial. A heparina de baixo peso molecular devera ser utilizada em dose:
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
Um casal tem um de seus 5 filhos hospitalizado com diagnóstico de meningite meningocócica. Que medida profilática deve ser obrigatoriamente tomada para que não ocorram casos secundários da doença, considerando que a criança doente tem cinco anos e os outros irmãos têm 3, 7, 13 e 14 anos?
Dedos em baqueta de tambor podem ser encontrados em pacientes com qual das doenças abaixo listadas?
Compartilhar