Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre hérnia inguinal, assinalar a alternativa CORRETA:

A
Em mulheres, a hérnia direta é a mais comum.
B
A correção pela técnica de Bassini está sempre indicada, com ou sem emprego de tela.
C
A hérnia mista é a mais comum em ambos os sexos.
D
A hérnia direta tem maior probabilidade de evoluir para estrangulamento.
E
A chance de um homem apresentar hérnia inguinal é mais de 20 vezes superior a da mulher.
Mulher de 65 anos, portadora de insuficiência cardíaca, procura hospital por piora da dispneia há uma semana. Nega palpitação, dor torácica ou hemoptise. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 110 bpm (arrítmico) e frequência respiratória: 24 ipm; pulmonar: estertores em ambas as bases; abdome: fígado palpável a 3 cm do rebordo costal direito, doloroso; extremidades: edema de membros inferiores 2+/4+, com diminuição da perfusão periférica. ECG: fibrilação atrial. Ela faz uso de captopril e betabloqueador. Nesse momento recomenda-se:
Na colangite supurativa por colédocolitíase, a principal medida terapêutica é:
J.K.L., sexo feminino, 10 anos e 6 meses; estágio de Tanner M2P2, peso: 44 kg, estatura: 143 cm, IMC: 22 kg/m² (percentil entre 85-95). Assinale os diagnósticos CORRETOS:
Um menino com 1 mês de vida, raça negra, morador de área urbana, é levado pelos pais à Unidade Básica de Saúde para atendimento de rotina e vacinação. Não é oferecido nenhum medicamento à criança, que recebe aleitamento materno exclusivo. O médico avalia a criança, que tem exame físico normal, com ganho de 40 g/dia desde o nascimento. Pergunta se oferecem vitamina D ao filho e a mãe diz que não considera necessário, já que oferece exclusivamente o seio. O médico deverá conversar com os pais e propor uma conduta. Considera-se CORRETO que o médico:
Compartilhar