Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica ( HAS), considere as seguintes afirmações: I - A principal relevância da identificação e controle da HAS reside na redução das suas complicações, tais como: doença cérebro-vascular e doença renal crônica. II - Hipertensão arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90mmHg. III - Hipotereoidismo e hipertireoidismo são causas de hipertensão secundária. Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e II.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Acerca da avaliação do bem-estar fetal anteparto no pós-datismo, considerar as assertivas abaixo: I - Dopplervelocimetria da aorta é o padrão específico de avaliação. II - Desacelerações variáveis da frequência cardíaca fetal podem significar oligoidrâmnio. III - A avaliação do líquido amniótico é importante, já que sua redução é comum no pós-termo e está associada à compressão do cordão umbilical. É(São) correta(s) a(s) assertiva(s):
O neonatologista explicou à mãe a importância do “teste do olhinho”. Com calma, escureceu o ambiente, pediu ao auxiliar que segurasse a bebê e se valeu do oftalmoscópio conforme técnica padronizada. Ao constatar leucocoria (“reflexo do olho gato”), pediu parecer oftalmológico e, nas possíveis etiologias, fez menção a 2 tumores oculares cuja incidência é maior nessa faixa etária. Quais são eles?
Paciente com história de traumatismo pós mergulho em local de pouca profundidade, com sinais de lesão medular. A fisiopatologia do choque neurogênico está relacionada principalmente com:
Os marcadores séricos tumorais, como a alfafetoproteina e o antígeno carcinoembrionário são cada vez mais usados na propedêutica da massas neoplásticas. De modo geral, ainda que não sejam usados no diagnóstico inaugural, seu uso atinge a que objetivo?
Compartilhar