Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Sobre infecção do trato urinário (ITU) na infância é verdadeiro:

A
Fora do período neonatal a ITU é mais comum no sexo masculino
B
Pielonefrite aguda acontece apenas quando há refluxo vésico-ureteral (RVU)
C
EAS com piúria e nitrito positivo fecha o diagnóstico de ITU
D
Ultrassonografia de rins e vias urinárias e uretrocistografia miccional são exames de investigação necessários para afastar hidronefrose e RVU respectivamente
E
Cistite aguda não necessita de tratamento antibiótico
O médico que trabalha em Atenção Primária tem um papel vital na prevenção dos estágios terminais da insuficiência renal crônica quando:
Uma menina de 14 anos apresenta-se com febre baixa e tosse há 3 semanas. Seu exame radiológico de tórax evidencia uma pneumonia intersticial. O diagnóstico mais provável é:
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
Em relação a mielomeningocele é incorreto afirmar:
Compartilhar