Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Sobre infecções associadas a cateteres vasculares, assinale a alternativa incorreta:

A
Cateteres não devem ser removidos rotineiramente na abordagem inicial de pacientes hemodinamicamente estáveis com febre sem causa aparente.
B
A retirada do cateter venoso central é considerada indispensável para confirmação do diagnóstico quando não há culturas quantitativas ou automatizadas
C
Crescimento de > 15 UFC em cultura semiquantitativa em ponta de cateter não é diagnóstico se as hemoculturas periféricas forem negativas.
D
Culturas qualitativas de sangue obtido através do cateter central só terão valor se negativas, quando ajudarão a excluir infecção.
E
Sinais clínicos de infecção no local de punção devem sempre ser avaliados, e são considerados de alta sensibilidade para o diagnóstico.
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta:
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o Paraná tem uma estimativa de 61200 novos casos de câncer de próstata no ano de 2016. Sobre esta neoplasia, marque a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, com 12 anos de idade, pardo, chegou ao Pronto-socorro com quadro de ereção dolorosa há 10 horas, não relacionada a intercurso sexual. Nega história de trauma ou uso de medicações. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica e a PROVÁVEL etiologia associada ao quadro, considerando a idade do paciente?
Jovem, 19a, recebeu diagnóstico de seminoma de testículo com metástases ganglionares regionais. Tratamento cirúrgico inicial da doença uro-oncológica foi orquiectomia e esvaziamento ganglionar. Naquele momento, a tomografia computadorizada de tórax era normal. Após início da quimioterapia, apresentou pneumotórax, à esquerda. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar