Sobre infecções associadas a cateteres vasculares, assinale a alternativa incorreta:
A
Cateteres não devem ser removidos rotineiramente na abordagem inicial de pacientes hemodinamicamente estáveis com febre sem causa aparente.
B
A retirada do cateter venoso central é considerada indispensável para confirmação do diagnóstico quando não há culturas quantitativas ou automatizadas
C
Crescimento de > 15 UFC em cultura semiquantitativa em ponta de cateter não é diagnóstico se as hemoculturas periféricas forem negativas.
D
Culturas qualitativas de sangue obtido através do cateter central só terão valor se negativas, quando ajudarão a excluir infecção.
E
Sinais clínicos de infecção no local de punção devem sempre ser avaliados, e são considerados de alta sensibilidade para o diagnóstico.
Outras questões
Qual é a relação correta de compressões torácicas/ventilações em um recém-nascido, internado na UTI Neonatal?
Considerando pacientes em uso crônico de amiodarona, o efeito adverso mais comum relacionado ao uso da medicação é:
Paciente de 12 anos, com escoliose idiopática do adolescente, com radiografias mostrando curva torácica à D, com ângulo de Cobb de 30 graus. Apresenta grande potencial de crescimento, com sinal de Risser grau 1. O tratamento mais indicado é:
Homem caucasiano de 71 anos, tabagista desde os 15 anos, compareceu à consulta com hematúria macroscópica indolor. Realizou Tomografia Computadorizada (TC) abdominal total com contraste, que identificou massa no assoalho vesical (mediolateral direita). À cistoscopia, foi confirmado o achado da TC. Qual o próximo passo a ser seguido?