Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre lesões por queimaduras é correto afirmar:

A
No cuidado com o grande queimado, deve-se realizar resfriamento da área afetada com água bem como hipotermia sistêmica nos casos graves.
B
Antibioticoterapia deve ser prontamente iniciada. Nas queimaduras de pequenas áreas deve-se utilizar antibiótico tópico de rotina.
C
A ressuscitação com fluidos no grande queimado é vital e deve ser iniciada por via oral e parenteral associadas.
D
Em queimaduras em ambientes fechados, a assistência respiratória precoce é vital pelo risco de envenenamento por monóxido de carbono.
E
A imunossupressão do grande queimado restringe-se ao componente humoral da resposta imune.
Um homem de 70 anos de idade, com antecedente de fibrilação atrial crônica, chega para avaliação com quadro de isquemia aguda grave de membro inferior esquerdo. Foi submetido a embolectomia arterial com sucesso, sendo restabelecidos os pulsos distais. Cerca de uma hora após o término da cirurgia, começou a apresentar edema tenso na perna, dor na panturrilha, parestesia e dificuldade para fazer a dorsiflexão ativa do pé. Melhor conduta:
Mãe traz filho de 10 meses de vida para exame de rotina na Unidade de Saúde da Família. Diz que não realizou o pré-natal e que o parto normal ocorreu na 35a semana de gestação. A imagem abaixo (VER IMAGEM) foi obtida do fundo de olho direito da criança, e sugere:
Menina, 12a, após consulta médica, realiza Tomografia Computadorizada de crânio e seios da face: A ACUIDADE VISUAL E A MOVIMENTAÇÃO OCULAR DEVEM SER RESPECTIVAMENTE:
Homem de 76 anos de idade, com ensino superior completo, tabagista 30 maços-ano, procura o médico (por insistência da filha). Não teve consultas médicas nos últimos 15 anos, pois sentia-se bem. Tem dores nos joelhos ao se levantar, que piora quando caminha. Nos últimos 6 meses, apresentou 4 episódios de quedas da própria altura porque tropeçou no chão da rua. Não tem outras queixas. A filha refere que o pai escuta televisão em volume muito alto e que tem tido certa dificuldade de ler o jornal. No exame clínico: bom estado geral, corado, hidratado, acianótico anictérico, afebril. Mini-exame do estado mental 28/30. Restante do exame neurológico normal. Pressão arterial e frequência cardíaca: Ritmo cardíaco regular em dois tempos com presença de quarta bulha. Tórax em barril. Ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares presentes, diminuídos globalmente, sem ruídos adventícios. Semiologia abdominal sem alterações. Edema +/4+ em membros inferiores, com varizes venosas. Crepitação dos joelhos à mobilização. Sem presença de cicatrizes. Qual é a principal hipótese etiológica para as quedas do paciente?
Compartilhar