Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre lesões por queimaduras é correto afirmar:

A
No cuidado com o grande queimado, deve-se realizar resfriamento da área afetada com água bem como hipotermia sistêmica nos casos graves.
B
Antibioticoterapia deve ser prontamente iniciada. Nas queimaduras de pequenas áreas deve-se utilizar antibiótico tópico de rotina.
C
A ressuscitação com fluidos no grande queimado é vital e deve ser iniciada por via oral e parenteral associadas.
D
Em queimaduras em ambientes fechados, a assistência respiratória precoce é vital pelo risco de envenenamento por monóxido de carbono.
E
A imunossupressão do grande queimado restringe-se ao componente humoral da resposta imune.
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A episiotomia é uma incisão realizada na vagina e períneo com objetivo de alargar a passagem do feto durante o trabalho de parto e, quando indicada, deve ser executada após o pólo fetal distender o períneo e lesar superficialmente a pele.
No item subsequente, é apresentada uma situação hipotética acerca de pediatria neonatal, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança nasceu em apneia e envolta em mecônio espesso. Nessa situação, o procedimento correto dos passos iniciais da assistência neonatal consiste em posicionar o neonato sob calor radiante e aspirar as via aéreas inferiores com um tubo orotraqueal.
Julgue o item, relativo a ética médica. No Brasil, o aborto voluntário ou provocado é considerado ato criminoso. Porém, em situações como a inexistência de outro meio de salvar a vida da gestante, a gravidez resultante de estupro ou a existência de malformações fetais incompatíveis com a vida, desde que confirmadas por exame ecográfico seriado, o procedimento pode ser considerado legal e não depende de ação judicial.
O aumento na incidência dos casos de carcinoma baso-celular está associado:
Compartilhar