Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre lesões por queimaduras é correto afirmar:

A
No cuidado com o grande queimado, deve-se realizar resfriamento da área afetada com água bem como hipotermia sistêmica nos casos graves.
B
Antibioticoterapia deve ser prontamente iniciada. Nas queimaduras de pequenas áreas deve-se utilizar antibiótico tópico de rotina.
C
A ressuscitação com fluidos no grande queimado é vital e deve ser iniciada por via oral e parenteral associadas.
D
Em queimaduras em ambientes fechados, a assistência respiratória precoce é vital pelo risco de envenenamento por monóxido de carbono.
E
A imunossupressão do grande queimado restringe-se ao componente humoral da resposta imune.
A síndrome da angustia respiratória do adulto, relacionada a patologias cirúrgicas, pode se desenvolver devido a:
Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
A síndrome de Munchausen é ocasionada por:
Lactente com 8 meses de vida vem pela primeira vez ao ambulatório para consulta de puericultura. Verifica-se que a estatura se encontra no percentil 05 da curva de crescimento. Ao exame inicialmente deve-se adotar o seguinte procedimento:
Compartilhar