Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Sobre lesões por queimaduras é correto afirmar:

A
No cuidado com o grande queimado, deve-se realizar resfriamento da área afetada com água bem como hipotermia sistêmica nos casos graves.
B
Antibioticoterapia deve ser prontamente iniciada. Nas queimaduras de pequenas áreas deve-se utilizar antibiótico tópico de rotina.
C
A ressuscitação com fluidos no grande queimado é vital e deve ser iniciada por via oral e parenteral associadas.
D
Em queimaduras em ambientes fechados, a assistência respiratória precoce é vital pelo risco de envenenamento por monóxido de carbono.
E
A imunossupressão do grande queimado restringe-se ao componente humoral da resposta imune.
O fator mais importante no prognóstico de paciente submetido à biópsia excisional de melanoma maligno é
Em um paciente com taquicardia, hipotensão sintomática, sudorese, enchimento capilar lento e o eletrocardiograma mostrando fibrilação atrial com alta resposta, qual a melhor opção terapêutica?
Mulher de 46 anos é levada à emergência com dor importante de início súbito, em membro inferior esquerdo e com anestesia na maior parte do pé. História anterior compatível com claudicação intermitente. Usuária de anticoncepcional oral, fumante, sem pulsos distais, com diminuição de temperatura de extremidade e palidez. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?
Compartilhar