Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Dermatologia

Sobre linfonodo sentinela podemos AFIRMAR que:

A
É o primeiro linfonodo encontrado pelas células tumorais que saem de uma metástase de um tumor secundário.
B
É definido injetando um corante vermelho ou verde no local de um tumor e em seguida ressecando o primeiro linfonodo que ficar corado.
C
A avaliação do linfonodo sentinela continua sob investigação, mas parece propiciar informação confiável, sem os riscos associados à ressecção de todos os linfonodos regionais que pode ser o linfedema.
D
No melanoma, o exame de linfonodo sentinela não é um recurso valioso para o estadiamento e na vigência de uma biópsia negativa.
E
As alternativas A, B, C, D estão erradas.
Criança de 2 anos de idade, proveniente de abrigo, cujos dados de pré-natal e parto são desconhecidos, apresenta retardo de desenvolvimento neuropsicomotor. A acompanhante acha que a criança não enxerga. Ao exame, nota-se que ela não consegue fixar e seguir objetos, inclusive os sonoros, e apresenta alterações ósseas e dentárias (dentes de Hutchinson). Qual o achado mais provável no fundo de olho?
No atendimento a pacientes com epistaxe severa, qual a prioridade?
J.G.J., 55 anos, feminina, hipermétrope, chega ao Pronto Socorro Municipal no plantão noturno com visão embaçada, dor ocular intensa, náusea, vômito, bradicardia e sudorese. O quadro clínico apresentado deve-se
A Epistaxe é considerada a emergência mais comum em otorrinolaringologia, ocorrendo pelo menos uma vez em até 60% da população. A maioria desses episódios é de intensidade leve e autolimitada. Sobre a Epistaxe, assinale a afirmativa correta.
Compartilhar