Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Dermatologia

Sobre linfonodo sentinela podemos AFIRMAR que:

A
É o primeiro linfonodo encontrado pelas células tumorais que saem de uma metástase de um tumor secundário.
B
É definido injetando um corante vermelho ou verde no local de um tumor e em seguida ressecando o primeiro linfonodo que ficar corado.
C
A avaliação do linfonodo sentinela continua sob investigação, mas parece propiciar informação confiável, sem os riscos associados à ressecção de todos os linfonodos regionais que pode ser o linfedema.
D
No melanoma, o exame de linfonodo sentinela não é um recurso valioso para o estadiamento e na vigência de uma biópsia negativa.
E
As alternativas A, B, C, D estão erradas.
Em relação ao PSA, afirma-se que: I. Nos adenocarcinomas de próstata de alto grau (Gleason 8-10) e variante ductal, o PSA costuma ser muito elevado; II. O PSA se eleva com a idade e com o volume prostático; III. O PSA pode ser falsamente elevado pela cistoscopia, pela cateterização ureteral e pela infecção urinária. Está/Estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):
Lucas, quatro meses de idade, sexo masculino, apresenta quadro intermitente de cólicas e choro intenso, há 2 horas, acompanhado de vômitos e irritabilidade. Toque retal: presença de muco sanguinolento. O diagnóstico mais provável no paciente descrito na questão é:
Considerando que uma lesão coclear pode originar um quadro de zumbido, é correto afirmar:
Paciente masculino, 5 anos de idade, tem antecedente de fulguração de válvula de uretra posterior ao nascer, e usa anticolinérgico e alfabloqueador desde o primeiro ano de vida. Mãe refere que ainda não conseguiu tirar das fraldas. No último ano, teve 3 episódios de infecção urinária. Nos exames, constatou-se creatinina de 1,1, ureia de 70, potássio de 5,7 e bicarbonato de 13. O estudo urodinâmico evidenciou capacidade cistométrica máxima de 100 mL, resíduo urinário de 60 mL, pressão de perda de 50 cm H?O, com presença de contrações não inibidas a partir de 50 mL, e complacência diminuída. Qual é conduta MAIS correta para esse caso?
Compartilhar