Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Dermatologia

Sobre linfonodo sentinela podemos AFIRMAR que:

A
É o primeiro linfonodo encontrado pelas células tumorais que saem de uma metástase de um tumor secundário.
B
É definido injetando um corante vermelho ou verde no local de um tumor e em seguida ressecando o primeiro linfonodo que ficar corado.
C
A avaliação do linfonodo sentinela continua sob investigação, mas parece propiciar informação confiável, sem os riscos associados à ressecção de todos os linfonodos regionais que pode ser o linfedema.
D
No melanoma, o exame de linfonodo sentinela não é um recurso valioso para o estadiamento e na vigência de uma biópsia negativa.
E
As alternativas A, B, C, D estão erradas.
A obesidade pode ser definida como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para a saúde devido a sua relação com várias complicações metabólicas. Marque a alternativa INCORRETA em relação à obesidade.
Paciente feminina de 22 anos, nulípara, vem à consulta com queixas de corrimento vaginal homogêneo, amarelado e odor fétido. Nega sintomas inflamatórios, como dispareunia, irritação vulvar e disúria. No exame especular, encontra-se leucorreia com aspecto cremoso, aderente as paredes vaginais e colo e, ao exame microscópico à fresco, visualize-se clue cells. Em relação ao quadro ginecológico, marque a alternativa correta.
Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?
Homem de 25 anos vacinou-se contra rubéola em campanha nacional. Após 2 dias, sua esposa, que também tem 25 anos, confirmou gestação de cerca de 6 semanas. A conduta correta deve ser:
Compartilhar