Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Sobre o atendimento inicial ao paciente politraumatizado, é correto afirmar : I. O colar cervical não pode ser retirado em hipótese alguma enquanto não se houver descartado em definitivo a possibilidade de lesão de coluna cervical, devendo-se inclusive intubar o paciente sem removê-lo. II. Contra-indicação absoluta à intubação naso-traqueal é a apnéia (ausência de ventilação espontânea). III. As radiografias panorâmica de bacia, de coluna cervical (em 2 incidências pelo menos) e de tórax em AP devem ser obrigatoriamente realizadas em todo paciente politraumatizado, mesmo naqueles sem queixas. IV. O paciente politraumatizado vítima de traumatismo crânio-encefálico pode ser sedado para ser intubado, podendo-se utilizar midazolan, fentanil e até mesmo bloqueadores neuro-musculares como a succinilcolina. V. Paciente politraumatizado, após queda de andaime de 6 metros de altura, dá entrada no serviço de emergência com dor abdominal em flanco esquerdo, frequência cardíaca de 115 bpm, pressão arterial de 110 x 80 mmHg, ansioso e com frequência respiratória de 25 irpm. Encontra-se portanto em choque, sendo de causa hemorrágica até prova em contrário. VI. Hemoderivados devem ser prescritos em pacientes em choque hemorrágico sempre que houver uma resposta transitória após infusão de 2 + 2 litros de cristalóides rapidamente, ou quando não houver nenhuma resposta após infusão de 2 litros de cristalóides, sendo o sangue tipo O indicado naqueles pacientes com hemorragia grave, na ausência de sangue tipo específico ou no uso emergencial. Apenas em meninas e mulheres em idade fértil deve-se preocupar em administrar o tipo O - .

A
Se somente I, III e VI estiverem corretas.
B
Se somente I, II e III estiverem corretas.
C
Se somente II, IV, V e VI estiverem corretas.
D
Se somente I, II, IV, V e VI estiverem corretas.
E
Se somente I e III estiverem corretas.
A cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser realizada com ou sem auxílio de circulação extracorpórea (CEC). Assinale a alternativa cuja situação NÃO representa uma contraindicação absoluta para a cirurgia sem CEC.
Sobre a anestesia espinhal, é correto afirmar:
Mariana, 7 anos, atópica, portadora de asma brônquica, faz uso de várias medicações e realizou uma série de exames, porém apenas em uma das opções abaixo observa-se coerência com o quadro. Por favor, marque-a:
Zezinho, 3 anos, 10 quilos, 98 centímetros de estatura, com fezes amolecidas, de aspecto gorduroso e anorexia, apresentou um exame cujo diagnóstico foi Giardíase.
Compartilhar