Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Sobre o câncer de colo uterino, marque a afirmativa incorreta:

A
As doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, são fatores de risco.
B
Tem relação com HPV, principalmente tipos 6 e 11, tidos como de alto risco neoplásico.
C
Uma paciente com ASC-US (atypical squamous cell of undetermined significance) no 1º Papanicolau deve acompanhar com novo exame em 3 a 6 meses.
D
Mulheres jovens, com exame citológico do colo uterino normal, podem se vacinar contra o HPV, reduzindo o risco de câncer de colo uterino.
Um paciente apresenta um quadro de queda do estado geral e desconforto abdominal em andar superior. Refere febre diária e o exame físico permite a palpação de um hepatomegalia com defesa voluntária. A ultrassonografia abdominal revela uma lesão intra-hepática de lobo D com 5 cm de diâmetro com nível hidroaéreo. O hemograma mostra 23 mil leucócitos com granulações grosseiras de neutrófilos. A principal origem desta complicação piogênica é:
Paciente portador de endocardite bacteriana apresenta quadro de dor abdominal no quadrante superior esquerdo e esplenomegalia. A tomografia computadorizada de abdome mostra coleção intraesplênica multiloculada com nível hidroaéreo. O tratamento correto é:
Paciente de 35 anos, vítima de acidente automobilístico, é trazido ao setor de emergência. Ele está alerta e tem evidência de contusão em região frontal e parede torácica direita com crepitação local. Está imobilizado em prancha longa com colar cervical e recebe oxigênio sob máscara. Fala que não consegue respirar. Sua saturação de O2 é 80%. A conduta adequada é:
Paciente politraumatizado dá entrada na emergência com glasgow de 8. Realizou TC Crânio que mostrou hematoma extra-dural. Durante uma cirurgia para drenagem apresentou hipotensão recorrente e taquicardia. Não há evidência de hemorragia externa. A conduta adequada é:
Compartilhar