Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o câncer de esôfago, podemos afirmar, EXCETO:

A
A técnica de Mckeown consiste em esofagectomia subtotal através de toracotomia direita e laparotomia para ressecção de parte do estômago com reconstrução feita no tórax no nível da veia ázigos.
B
Uma paliação não operatória deve ser preferida mesmo quando a irressecabilidade é detectada durante a exploração cirúrgica, devido à alta taxa de mortalidade associada com by-pass cirúrgico paliativo.
C
A acurácia do ultrassom endoscópico para determinar a ressecabilidade é maior nos adenocarcinomas do que nos carcinomas de células escamosas.
D
Até o momento, estudos têm mostrado resultados semelhantes quanto à sobrevida entre a ressecção laparoscópica trans-hiatal e a técnica convencional.
Mãe refere que menor de 8 anos apresenta queixa de massa cervical em linha média que modifica ao colocar a língua para fora e que piora ao apresentar infecção de vias aéreas superiores. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
Paciente adulto jovem (19 anos) com lesão de consistência amolecida, com 7 cm de diâmetro, localizada no nível III à esquerda, anterior ao músculo Esternocleidomastoideo, indolor à palpação e que à PAAF veio com o detalhe de lesão cística com presença de cristais de colesterol. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Qual condição abaixo não está associada à úlcera venosa?
Lactente de 4 meses com cardiopatia congênita (Tetralogia de Fallot), internado na UTI pediátrica por ICC, evolui com insuficiência renal aguda, realizado diálise peritoneal, com restabelecimento da função renal. De acordo com critério de Rifle, quais dos critérios abaixo confirmam injúria renal?
Compartilhar