Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre o câncer de esôfago, podemos afirmar, EXCETO:

A
A técnica de Mckeown consiste em esofagectomia subtotal através de toracotomia direita e laparotomia para ressecção de parte do estômago com reconstrução feita no tórax no nível da veia ázigos.
B
Uma paliação não operatória deve ser preferida mesmo quando a irressecabilidade é detectada durante a exploração cirúrgica, devido à alta taxa de mortalidade associada com by-pass cirúrgico paliativo.
C
A acurácia do ultrassom endoscópico para determinar a ressecabilidade é maior nos adenocarcinomas do que nos carcinomas de células escamosas.
D
Até o momento, estudos têm mostrado resultados semelhantes quanto à sobrevida entre a ressecção laparoscópica trans-hiatal e a técnica convencional.
Paciente de 36 anos, do sexo feminino, com diagnóstico de AIDS há 3 meses, quando iniciou tratamento com biovir e efavirens, apresentou dosagem de CD4 de 118 cel mm³. Refere, há 2 semanas, quadro de diarreia aquosa em grande volume acompanhada de distensão, flatulência e dor abdominal, emagrecimento de aproximadamente 3 kg. É correto afirmar:
Parturiente de 38 semanas é avaliada no pronto-atendimento da G.O. pelo acadêmico de medicina do 5º ano, que anota, no prontuário da paciente, as seguintes informações: O feto encontra-se com seu maior eixo concordante com o maior eixo uterino (1) e com sua cabeça próxima da bacia materna (2). Ao toque vaginal, trata-se de uma OEA (3), estando o ápice do pólo cefálico no plano zero de DeLee (4). As frases sublinhadas permitem definir, respectivamente:
No tratamento da larva migrans em crianças, indica-se o seguinte medicamento tópico:
Uma das associações mais claras em epidemiologia é a relação causal entre tabagismo e câncer de pulmão - o risco relativo de desenvolvimento de câncer de pulmão em um tabagista é de 20 vezes maior. A estimativa de incidência para o ano de 2008 de neoplasias de traqueia, brônquios e pulmão, no Brasil, é de 17.810 homens, a uma taxa bruta de 18,86 a cada 100.000, e 9460 mulheres, a uma taxa bruta de 9,72/100.000. É a segunda neoplasia mais comum em homens e a quarta em mulheres. Com base nesses dados, pode-se afirmar que:
Compartilhar