Sobre o câncer de esôfago, podemos afirmar, EXCETO:
A
A técnica de Mckeown consiste em esofagectomia subtotal através de toracotomia direita e laparotomia para ressecção de parte do estômago com reconstrução feita no tórax no nível da veia ázigos.
B
Uma paliação não operatória deve ser preferida mesmo quando a irressecabilidade é detectada durante a exploração cirúrgica, devido à alta taxa de mortalidade associada com by-pass cirúrgico paliativo.
C
A acurácia do ultrassom endoscópico para determinar a ressecabilidade é maior nos adenocarcinomas do que nos carcinomas de células escamosas.
D
Até o momento, estudos têm mostrado resultados semelhantes quanto à sobrevida entre a ressecção laparoscópica trans-hiatal e a técnica convencional.
Outras questões
Menino de 4 anos de idade vem em consulta com aparecimento de massa abdominal. Seus pais notaram que ele tem sido cada vez mais letárgico ao longo das últimas semanas. Referem palidez e que recentemente começou a tomar longos cochilos à tarde. Seu apetite tem sido pobre e ele perdeu 2 quilos nos últimos 2 meses. Ao exame físico, a criança é magra e descorada. Ausculta pulmonar clara com igualdade de sons de respiração. Seus batimentos cardíacos estão normais. Durante avaliação abdominal identificada grande massa sob a margem costal esquerda que é firme e imóvel. O diagnóstico mais provável é:
São consideradas anormalidades da persistência do ducto onfalomesentérico:
Qual a lesão maligna mais comum que acomete a laringe?
Paciente de 58 anos, assintomático, realiza um ultrassom de abdome de rotina que demonstra um aneurisma de aorta abdominal com 4 cm de diâmetro. Assinale a alternativa que contenha a conduta mais apropriada para este paciente: